Incontinência fecal: quais os cuidados com casos de intestino neurogênico?

Incontinência fecal: quais os cuidados com casos de intestino neurogênico?

22 de setembro de 2020 0 Por Redação

A incapacidade de segurar as fezes sólidas e pastosas é conhecida como incontinência fecal. Esta situação compromete a qualidade de vida do paciente e pode causar alguns problemas emocionais, como ansiedade, angústia e depressão.

Uma incontinência fecal se apresenta em diferentes graus:

  • Leve: pequenos escapes e incapacidade de reter gases.
  • Moderado: incapacidade de reter fezes líquidas, como diarreia.
  • Grave ou total: incapacidade de retenção de fezes pastosas e sólidas.

O vazamento involuntário de fezes é uma situação que precisa ser investigada e tratada. Além disso, o desconforto físico e a flatulência podem levar ao constrangimento e ao isolamento social.

LEIA MAIS: O uso do cateterismo intermitente no cuidado da bexiga neurogênica

Quais são as causas da incontinência fecal?

Muitos são os motivos pelos quais as pessoas não conseguem segurar as fezes.

Estudos revelam que, antes dos 70 anos, é comum que as mulheres apresentem o problema de incontinência fecal mais do que os homens, devido aos partos vaginais.

Este procedimento pode estirar e degenerar o nervo pudendo. Ele é responsável pela sensibilidade do períneo e exerce, entre outras funções, o controle do esfíncter externo anal.

A incontinência fecal também pode ser gerada por cirurgias no períneo, traumas provocados por acidentes, introdução de objetos no ânus e enfermidades, como acidente vascular cerebral (AVC) ou diabetes. O envelhecimento também pode levar ao fechamento ineficiente do canal anal ou à redução de células na região.

A incontinência fecal ainda pode ser temporária. Neste caso, ela ocorre em um quadro pós-operatório, por exemplo, e logo cessa, sem risco de reincidência.

Quando a incontinência fecal não é adquirida, se torna congênita e se dá dentro de um quadro clínico que chamamos de intestino neurogênico. Ele ocorre quando o paciente possui alguma lesão no sistema nervoso central que impede a comunicação correta entre o cérebro e o intestino.

A disfunção intestinal neurogênica pode ser de dois tipos: a defecção reflexa, que é quanto o reto fica cheio e o intestino se abre sozinho por reflexo; e o intestino flácido, quando o esfíncter anal não consegue manter o intestino fechado.

Diagnóstico e tratamentos da incontinência fecal

Um médico coloproctologista é o profissional que se encarrega de identificar problemas de incontinência fecal. A anamnese vai definir o tipo de exame mais adequado para um diagnóstico preciso.

O tratamento de incontinência fecal pode se dar com cirurgias, fisioterapias e eletroestimulação do nervo. Tudo vai de depender do quadro e das causas do problema.

Outra opção simples, segura e discreta é o Plug Anal Peristeen, que pode ser adquirido através do televendas da Nutriport pelo telefone 0800 770 8311.

O Peristeen Plug Anal poderá ser deixado no reto até 12 horas após inserido e está disponível em 02 tamanhos, pequeno e grande. O diâmetro do plug anal pequeno é de 12 mm e se expande até 37 mm. O plug anal tamanho grande é de 13 mm e se expande até 45 mm.

O Plug Anal é um produto não estéril, revestido por uma película solúvel em água. Ao ser exposta ao calor e unidade do reto, a espuma se dissolve e o tampão se expande, se ajustando ao tamanho da cavidade anal.

O Peristeen ajuda a criar uma solução para o problema de incontinência fecal, dando ao usuário mais liberdade e aumentando sua independência, melhorando assim sua qualidade de vida.

Obs.: As fezes devem estar firmes e definidas. O Peristeen Plug Anal não deve ser usado em casos de diarreia.


LEIA TAMBÉM: Como tratar e prevenir dermatites?

Sobre a Nutriport

Atuando há duas décadas no mercado de nutrição enteral, a Nutriport distribui grande variedade de produtos para os segmentos Hospitalar e Farma, firmando também importantes parcerias na prestação de serviços.

Localizada em São Paulo, a Nutriport conta com duas filiais: uma no Rio Grande do Sul e outra em Santa Catarina.

Os consumidores podem adquirir os produtos para suplementação oral de acordo com cada faixa etária e patologia através da loja virtual, pelo telefone 0800 – 770 8311 ou pelo Whats App 11- 97337 -4407.  Entregamos para todo o Brasil.