Problemas nos rins e pressão alta: qual a relação?

Problemas nos rins e pressão alta: qual a relação?

5 de março de 2024 0 Por Redação

Celebrado na segunda quinta-feira do mês de março, o Dia Mundial do Rim tem como objetivo informar e conscientizar a população sobre os problemas nos rins e acende um alerta importante sobre sua relação com outros órgãos e sistemas.

Estima-se que existam 850 milhões de pessoas com doenças renais em todo o mundo, decorrente de várias causas. Somente no Brasil, a estimativa é de que mais de dez milhões de pessoas tenham a doença, que faz com que o órgão perca a capacidade de realizar suas funções básicas.

De acordo com especialistas, os problemas nos rins estão geralmente associados a outras doenças, como a pressão alta. A relação que, em um primeiro momento, pode parecer inofensiva, faz sentido quando analisamos a anatomia humana.

Não entendeu? A gente te explica: os rins desempenham um papel vital na regulação da pressão arterial através do controle do volume de fluidos no corpo e da secreção de hormônios importantes, como a renina e a aldosterona.

Ou seja, quando eles não funcionam corretamente, a capacidade do corpo de regular a pressão arterial fica comprometida, causando a pressão alta. O contrário também é verdadeiro: a hipertensão crônica pode exercer uma pressão excessiva sobre os vasos sanguíneos dos rins, sobrecarregando-os.

Daí a importância de realizar um controle mais abrangente e preventivo, a fim de evitar complicações.

LEIA MAIS: Pacientes em diálise: como não descuidar da alimentação?

Como prevenir problemas nos rins?

A relação entre os problemas nos rins e a pressão alta é existente e profunda. De um lado, é preciso tomar cuidado para manter a pressão arterial dentro de níveis saudáveis; do outro, o controle da pressão arterial torna-se essencial para preservar a saúde renal.

Diante desse cenário, é importante adotar medidas preventivas, que incluem uma dieta equilibrada, baixa em sódio e rica em frutas, legumes e grãos. Exercícios regulares também são necessários, assim como o monitoramento constante da pressão arterial e dos níveis de função renal, por meio de exames preventivos.

Pacientes já diagnosticados com problemas nos rins também devem se cuidar. Além da alimentação balanceada, a dieta pode exigir suplementação e medicamentos específicos – que, lembramos, devem ser administrados sob supervisão médica.

O Nutri R é uma alternativa, por exemplo, para situações metabólicas especiais em pacientes com insuficiência renal. Indicado para nutrição enteral ou oral de pacientes que não estejam em diálise, o produto é uma fórmula hipercalórica com adequada quantidade de proteínas e micronutrientes especialmente formuladas para o tratamento conservador. É isento de lactose e sacarose e não contém glúten.

Especialmente formulado para auxiliar no tratamento de pessoas com insuficiência renal, o Nutri RD, por sua vez, é indicado para pacientes que estejam em tratamento dialítico e precisam de uma dieta com alto teor de proteínas e alta densidade calórica.

É importante dizer, ainda, que cada paciente possui uma necessidade de nutrientes diferente, por isso é necessário sempre consultar um profissional especializado. O compromisso com a prevenção e o acompanhamento médico são fundamentais para garantir uma vida longa e saudável.

Quer saber mais? Clique aqui para acessar a nossa loja.

LEIA TAMBÉM: Perda muscular em pacientes pós-Covid com problemas renais: o que fazer?

Sobre a Nutriport

Há mais de duas décadas, a Nutriport distribui grande variedade de produtos para os segmentos Hospitalar e Farma, firmando também importantes parcerias na prestação de serviços. São opção para nutrição enteral, cateterismo, cicatrização de feridas, varizes, entre outras.

Localizada em São Paulo, a Nutriport conta com duas filiais: uma no Rio Grande do Sul e outra em Santa Catarina. Os consumidores podem adquirir produtos para diferentes patologias através da loja virtual, pelo telefone 0800-770-8311 ou pelo Whats App (11) 97337-4407.  Entregamos para todo o Brasil.