O que é e para que serve a sonda nasoenteral?

O que é e para que serve a sonda nasoenteral?

26 de julho de 2017 26 Por nutriport

Uma das maiores dificuldades de quem tem um paciente com nutrição enteral em casa é o uso correto da sonda nasoenteral, especialmente se o processo é administrado por um familiar ou um cuidador.

Basicamente, a nutrição via sonda nasoenteral, também chamada de SNE, é necessária quando o paciente não consegue manter uma alimentação pelo método convencional, ou seja, via ingestão oral. Assim, é preciso colocar um tubo flexível no nariz, de forma que ele chegue ao estômago, duodeno ou jejuno.

Quando a alimentação por sonda nasoenteral é aplicada em casa, alguns cuidados devem ser redobrados pela família, pois a dieta enteral oferecida de forma incorreta pode causar sérios riscos ao paciente, como infecções e obstrução da sonda.

Normalmente, os pacientes que precisam utilizar sonda nasoenteral recebem a orientação para uso de dietas industrializadas, que diminui o risco de entupimento da sonda, sem contar que já vêm na quantidade adequada de nutrientes, suprindo de forma completa as necessidades de cada patologia.

Para saber mais sobre os tipos de dieta enteral disponíveis no mercado, clique aqui e leia o nosso artigo. 

É importante lembrar que o paciente com sonda nasoenteral deve seguir à risca a dieta estabelecida pela equipe médica, assim como todos os cuidados com a via oral e as restrições de alimentação.

Como administrar a sonda nasoenteral

Por ser muita fina, a sonda nasoenteral pode facilmente ficar entupida, impossibilitando a administração da dieta. Para evitar este problema, é essencial que seja feita a limpeza correta após o uso, ou seja após a administração da dieta e de medicamentos. A limpeza da sonda deve ser realizada com a aplicação de cerca de 20ml de água por meio de seringa, no final de cada utilização.

O manuseio da sonda é outro ponto que merece atenção, para evitar retrações que podem deslocar o posicionamento correto do tubo. O cuidado deve ser redobrado em momentos como banho, sono ou mudança de posição no leito.

É claro que a utilização de bons produtos também é fator essencial para o conforto do paciente e a eficiência do tratamento. Por isso, utilize sondas, equipos, frascos e dietas de boa qualidade. Em nosso site, temos diversos tipos de nutrição enteral e materiais para administração da nutrição enteral. Clique aqui e confira!

Uma última instrução importante: em caso de entupimento, rachadura ou furo da sonda nasoenteral, procure orientação médica imediatamente. Não queira resolver o problema pois você  poderá prejudicar ou causar riscos ao paciente.

LEIA TAMBÉM: 10 Respostas sobre Nutrição Enteral