Como tratar feridas da região sacral?

Como tratar feridas da região sacral?

8 de fevereiro de 2022 0 Por Redação

Pacientes acamados correm o risco de desenvolver lesões por pressão em diferentes partes do corpo, entre elas na região sacral. Esta se localiza no final da coluna, entre a quinta vértebra lombar (L5) e o último osso (cóccix).

O sacro é um osso com formato triangular que fica bem próximo às nádegas, na base na coluna vertebral. Faz parte da cintura pélvica e está ligado ao osso da bacia por meio do osso ílio. Por isso toda essa região do corpo recebe o nome de região sacrilíaca.

O osso sacro possui ainda quatro aberturas em suas laterais, por onde passam vasos sanguíneos e nervos sacrais.

A região sacral de pessoas que passam muito tempo deitadas na mesma posição pode apresentar lesão por pressão, que corresponde a feridas que acometem a parte do corpo que fica longos períodos em contato com superfícies como uma maca ou cama. 

Quando o paciente não é mudado de posição de maneira periódica, a pele fica mais sensível e suscetível a machucados, que podem se agravar e apresentar um longo processo de cicatrização. 

Antes mesmo da lesão aparecer, é possível utilizar materiais preventivos como creme barreira ou espumas.

Quando a ferida na região sacral ou em qualquer parte do corpo se manifesta, é importante iniciar um tratamento que envolve higienização e o uso de curativos adequados para favorecer a recuperação total da pele lesionada. 

Por que a região sacral sofre tanto com lesões por pressão?

O paciente hospitalizado ou acamado passa a maior parte do tempo na posição dorsal, ou seja, deitado de costas e com cabeça e ombros um pouco elevados. Esta posição acaba pressionando a região sacral contra a superfície da maca, favorecendo o aparecimento de lesões.

Não é à toa que diferentes estudos sobre escaras apontam a região sacral como uma das mais suscetíveis a este tipo de lesão. Sabendo disso, uma medida para reduzir a incidência de danos à pele é movimentar o paciente periodicamente na maca, mudando a parte do corpo pressionada.

Outros cuidados para evitar lesões por pressão são manter a pele do paciente sempre hidratada e avaliar periodicamente a aparência do corpo, fazendo as intervenções necessárias para evitar a lesões ou, caso elas ocorram, zelar para que sejam tratadas corretamente.

Como tratar lesões da região sacral?

Existem curativos específicos para o tratamento adequado de lesões na região sacral e em outras partes do corpo. Um deles é o da linha Biatain, da Coloplast, que conta com diversos curativos específicos, como Biatain Silicone, Biatain Silicone AG, Biatain espuma, Biatain Espuma AG e Biatain Alginato/AG. Alguns deles foram desenvolvidos especialmente para a região sacral, com formas e formatos, e outros para preenchimento de cavidade (como o Biatain Alginato).

Os curativos Biatain Silicone e Biatain Espuma possuem uma tecnologia exclusiva 3DFit, que permite à espuma de poliuretano se adequar perfeitamente ao leito da ferida absorvendo o exsudato. Há ainda a camada lock-away, que bloqueia o fluido dentro da sua estrutura, criando um ambiente úmido que favorece a cicatrização.

A absorção oferecida pelos curativos Biatain Silicone e Biatain Espuma é superior, capaz de evitar vazamento e maceração, mesmo sob compressão. Além disso, o produto possui uma camada de silicone que auxilia no ajuste e na permanência do curativo no lugar certo e proporciona dor mínima na hora da remoção.

Outro diferencial do curativo Biatain Silicone para região sacral é a abertura sem toque, favorecendo a assepsia, e a menor troca de curativos, por causa da sua alta absorção. Sua parte superior é semipermeável e resistente à água e bactérias.

Já a linha Biatain Alginato é voltada para lesões profundas e exsudativas, a fim de controlar e diminuir o exsudato.

Como complemento do tratamento é importante fazer uso do creme barreira, que, além de evitar irritações na pele, protege as bordas da ferida e tem poder hidratante. 

Antes de utilizar os produtos, lembre-se de consultar um estomaterapeuta. Clique aqui para adquirir os curativos para região sacral e clique aqui para adquirir o creme barreira.

LEIA MAIS: Entenda os diferenciais do curativo hidrocoloide

Sobre a Nutriport

Há mais de duas décadas, a Nutriport distribui grande variedade de produtos para os segmentos Hospitalar e Farma, firmando também importantes parcerias na prestação de serviços. São opção para nutrição enteral, cateterismo, cicatrização de feridas, varizes, entre outras.

Localizada em São Paulo, a Nutriport conta com duas filiais: uma no Rio Grande do Sul e outra em Santa Catarina. 

Os consumidores podem adquirir produtos para diferentes patologias através da loja virtual, pelo telefone 0800-770-8311 ou pelo Whats App (11) 97337-4407.  Entregamos para todo o Brasil.