Qual a diferença entre sonda nasoenteral e gastrostomia?

Qual a diferença entre sonda nasoenteral e gastrostomia?

2 de abril de 2018 24 Por nutriport

Ao oferecer uma alimentação para um paciente que não consegue comer de maneira convencional, é mais adequado usar a sonda nasoenteral ou a gastrostomia? Qual a diferença entre elas?

Ambas as sondas tem como objetivo nutrir o paciente para que não fique debilitado, esta será a melhor forma do corpo receber os nutrientes necessários para manutenção das funções vitais. A sonda nada mais é que um tubo flexível que leva eles alimento para dentro do corpo.

O médico sempre irá definir qual o melhor tipo de sonda a ser utilizado de acordo com o diagnóstico.

A sonda nasoenteral (SNE) corresponde a uma sonda que é inserida pela narina e vai até o estômago ou intestino.

Já a gastrostomia é um procedimento no qual coloca-se uma sonda através da parede abdominal para chegar até o estômago ou intestino.

A sonda nasoenteral é inserida pelo enfermeiro ou médico  já gastrostomia somente pelo médico no centro cirúrgico.

Além de serem utilizadas quando o paciente apresenta deficiências de nutrientes ou não consegue ingerir alimentos e medicamentos via oral, recorre-se às sondas em casos de coma e patologias do trato gastro intestinal, disfagias devido a doenças neurológicas e Acidente Vascular Cerebral e alguns tumores de cabeça e pescoço.

LEIA MAIS: Como funciona a alimentação por sonda?

Após a sonda enteral ser colocada por um profissional (médico e enfermeiro), é necessário fazer um exame de raio X para verificação do posicionamento correto.

Normalmente a retirada da sonda nasoenteral ou gastrostomia é determinada pela equipe multiprofissional (médico, nutricionista e/ou fonoaudiólogo), baseados na evolução clínica do paciente, prescrito pelo médico.

Na loja virtual da Nutriport você encontra acessórios e produtos para nutrição enteral . Visite e confira!

CONTINUE LENDO: Conheça os tipos de dieta enteral