Conheça 10 passos para uma amamentação bem-sucedida

Conheça 10 passos para uma amamentação bem-sucedida

9 de agosto de 2022 0 Por Redação

Nos últimos anos, muito tem se falado sobre a amamentação e a importância do aleitamento materno como agente de redução de risco de doenças – para as mães e para as crianças. 

Felizmente, os números de crianças amamentadas no Brasil têm aumentado consistentemente, de acordo o Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani) do Ministério da Saúde. A pesquisa revela que cerca de metade das crianças brasileiras menores de cinco anos avaliadas continuam sendo amamentadas no primeiro ano de vida, dado que é uma realidade também entre as menores de seis meses.

E por que isso é importante? O leite materno é uma das barreiras mais eficientes de proteção contra infecções do trato digestivo, do sistema respiratório e do trato urinário, reduzindo também o risco de câncer de mama nas mães.

Nesse sentido, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde recomendam manter o aleitamento materno até os dois anos de idade ou mais. Até os seis meses, aliás, a criança deve ser alimentada exclusivamente pelo leite materno e não há a necessidade de ingerir qualquer outro tipo de alimento. 

LEIA MAIS: Produtos para continuidade do aleitamento materno

Dicas para amamentação 

Para melhorar as taxas de amamentação em todo o mundo e dar às crianças as melhores oportunidades de desenvolvimento, a OMS, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), lançou um guia com 10 passos para uma amamentação bem-sucedida.

A cartilha, em inglês “Ten Steps to Successful Breastfeeding”, traz algumas dicas e procedimentos que podem ser seguidos pelas instituições de saúde e pelas mães. Confira:

1a. Cumprir plenamente o Código Internacional de Comercialização de Substitutos do Leite Materno e as resoluções relevantes da Assembleia Mundial de Saúde.

1b. Ter uma política de alimentação infantil registrada por escrito e que seja comunicada aos pais e funcionários com frequência.

1c. Estabelecer sistemas contínuos de monitoramento e gerenciamento de dados.

2. Garantir que os funcionários tenham conhecimento, competência e habilidades suficientes para apoiar a amamentação. 

3. Discutir a importância e manejo da amamentação com mulheres grávidas e seus familiares.

4. Facilitar o contato pele-a-pele imediato e ininterrupto e com suporte para que as mães iniciem a amamentação logo após o nascimento.

5. Dar suporte para que as mães iniciem e mantenham a amamentação, fazendo o manejo de possíveis dificuldades.

6. Não dar alimentos ou líquidos ao recém-nascido, fora o leite materno, a não ser que seja indicado pelo médico.

7. Possibilitar que mães e bebês fiquem juntos, no mesmo quarto, 24 horas por dia.

8. Dar suporte para que as mães reconheçam e respondam às demonstrações de fome do filho.

9. Aconselhar as mães sobre o uso e os riscos de mamadeiras, bicos e chupetas.

10. Coordenar a alta para que os pais e seus filhos tenham acesso ao apoio e cuidado contínuos.

Para além da cartilha, neste mês de agosto – também conhecido como Agosto Dourado –, a Nutriport reforça a importância do aleitamento materno e do acompanhamento nutricional para que o processo seja ainda mais leve.

LEIA TAMBÉM: Como cuidar da saúde bucal de bebês e crianças?

Sobre a Nutriport

Há mais de duas décadas, a Nutriport distribui grande variedade de produtos para os segmentos Hospitalar e Farma, firmando também importantes parcerias na prestação de serviços. São opção para nutrição enteral, cateterismo, cicatrização de feridas, varizes, entre outras.

Localizada em São Paulo, a Nutriport conta com duas filiais: uma no Rio Grande do Sul e outra em Santa Catarina.

Os consumidores podem adquirir produtos para diferentes patologias através da loja virtual, pelo telefone 0800-770-8311 ou pelo Whats App (11) 97337-4407.  Entregamos para todo o Brasil.