Qual o curativo ideal para a pele do idoso?

Qual o curativo ideal para a pele do idoso?

5 de outubro de 2021 0 Por Redação

Para que se mantenha saudável, a pele do idoso exige cuidados especiais. Com o passar dos anos, a epiderme naturalmente vai afinando e perdendo a elasticidade e oleosidade.

É inevitável que a pele sofra com a ação do tempo, mas certos costumes podem acelerar o envelhecimento da pele, entre eles o cigarro, a bebida alcoólica, a poluição e a exposição excessiva ao sol.

As crises de estresse, o tipo de profissão exercida e a alimentação inadequada também deixam marcas precoces, como rugas, manchas e flacidez, que se tornam mais evidentes à medida que a pele envelhece.

A pele do idoso também pode sofrer lesões decorrentes de algumas patologias. O diabetes, por exemplo, favorece o surgimento de feridas de difícil cicatrização, causadas por ausência ou insuficiência de insulina. Já problemas de circulação sanguínea podem originar úlceras varicosas na região dos tornozelos.

Quando o idoso precisa ficar acamado por algum motivo de saúde e muda poucas vezes de posição, também pode desenvolver lesões por pressão, que precisam ser tratadas com agilidade antes de entrem em estágios mais avançados. Podemos incluir na lista as dermatites e as micoses.

LEIA MAIS: Suplementos ajudam a tratar feridas com dificuldade de cicatrização

O cuidado com a pele do idoso precisa começar cedo

Quando se fala de pele, logo se pensa na parte que vemos a olho nu. Mas é importante zelar por este órgão de fora para dentro e de dentro para fora.

Considerada o maior órgão do nosso corpo, a pele é composta por três partes, epiderme, derme e hipoderme.

A epiderme é a camada externa, aquela que a gente vê. A derme é a segunda camada (ou intermediária), responsável pela elasticidade, tônus e equilíbrio da pele. Nela também estão as terminações nervosas que estimulam as sensações, as glândulas sebáceas e as sudoríparas. A hipoderme, a terceira camada, contém células de gordura e une as outras duas camadas com o restante do corpo.

E todas estas partes merecem cuidados especiais. No caso da pele do idoso, é importante colocar em prática diariamente algumas ações:

  • Tomar banhos mornos e rápidos;
  • Evite esponjas para não agredir a pele;
  • Aplicar hidratante com a pele ainda úmida do banho;
  • Dar preferência aos sabonetes neutros;
  • Beber bastante água;
  • Evitar o fumo e o consumo de bebidas;
  • Manter uma dieta saudável;
  • Jamais tomar sol sem proteção (protetor solar, óculos de sol, chapéu)

Pele do idoso e o tratamento de feridas

Quando problemas de saúde originam feridas que causam incômodos e dores, estas precisam de tratamento especial para cicatrizarem adequadamente.

Nestes casos, é importante alinhar com um médico especialista o tipo de tratamento e de curativo mais adequados, uma vez que a pele do idoso é muito delicada e pode ficar ainda mais lesionada se os procedimentos não forem assertivos ou realizados de forma correta.

Pensando em ajudar na cicatrização e zelar pela pele do idoso, a Coloplast desenvolveu o curativo adesivo Biatain Silicone Lite, que conta com uma exclusiva espuma 3D de poliuretano, que promove maior absorção do esxudato verticalmente, prendendo o fluido na própria estrutura.

Fino e flexível, o curativo é diferenciado por permitir que a espuma se adapte perfeitamente ao leito da ferida. Assim, o fluido não corre o risco de vazar, nem de provocar maceração, e a ferida se mantém úmida para favorecer a correta cicatrização.

A fina camada adesiva de silicone mantém o curativo posicionado no lugar certo, evitando danos na pele do idoso e facilitando a mobilidade do paciente. A remoção do curativo também é simples, sem causar dores. O adesivo ainda possui uma camada semipermeável, resistente a bactérias e à água.

Biatain Silicone Lite é indicado para pacientes com úlceras de perna, lesões por pressão, úlceras de pés diabéticos não infeccionadas, feridas pós-operatórias, áreas doadoras e feridas traumáticas (feridas crônicas e agudas sem exsudação ou com baixa exsudação).

Vale lembrar que é importante conversar com um enfermeiro especialista antes de adquirir ou trocar os curativos.

Clique aqui para saber mais sobre o curativo Biatain Silicone Lite e aqui para conhecer a linha de produtos da Coloplast.

LEIA TAMBÉM: Hidrofibra, como ele age na cicatrização de feridas?

Sobre a Nutriport

Há mais de duas décadas, a Nutriport distribui grande variedade de produtos para os segmentos Hospitalar e Farma, firmando também importantes parcerias na prestação de serviços. São opção para nutrição enteral, cateterismo, cicatrização de feridas, varizes, entre outras.

Localizada em São Paulo, a Nutriport conta com duas filiais: uma no Rio Grande do Sul e outra em Santa Catarina.

Os consumidores podem adquirir produtos para diferentes patologias através da loja virtual, pelo telefone 0800-770-8311 ou pelo Whats App (11) 97337-4407.  Entregamos para todo o Brasil.