Saúde vascular: dicas para cuidar bem da circulação sanguínea

Saúde vascular: dicas para cuidar bem da circulação sanguínea

17 de agosto de 2021 0 Por Redação

De zero a 10, qual nota você daria para a sua saúde vascular?

A circulação sanguínea é uma das mais importantes do nosso corpo. Isso porque o sangue é o responsável por levar oxigênio, nutrientes, células de defesa e hormônios através das veias, vasos capilares e artérias para todos os tecidos, órgãos e sistemas.

Não existe idade certa para iniciar os cuidados com a saúde vascular. O corpo é como uma máquina, e o sangue precisa circular corretamente para que todo o organismo funcione corretamente o tempo todo.

O profissional responsável por cuidar da saúde e circulação sanguínea é o médico vascular. Ele realiza exames preventivos, identifica e trata problemas decorrentes do mau fluxo sanguíneo e na prevenção de doenças.

Principais consequências da má circulação sanguínea

Quando a nossa circulação sanguínea não anda bem, surgem desconfortos que atrapalham o nosso bem-estar. Além da sensação de cansaço nas pernas e o inchaço nos tornozelos e pés, ocorrem câimbras, dormência, coceiras e manchas nas pernas e sensação de formigamento.

Entre os problemas vasculares que merecem muita atenção são trombose, aterosclerose, hipertensão, isquemia cardíaca e doença arterial obstrutiva periférica (DAOP).

Para prevenir estes problemas ou tratá-los adequadamente, é importante consultar periodicamente um médico vascular e realizar todos os exames necessários.

Além de cuidar da saúde vascular com especialistas, é importante manter uma dieta equilibrada, rica em fibras, frutas verduras e legumes. Beber bastante água e movimentar o corpo com atividades físicas que também são medidas benéficas para a circulação sanguínea.

Vale lembrar que abandonar alguns hábitos, entre eles fumar, ingerir bebidas alcoólicas, comer comidas gordurosas, com muito sal, açúcar e usar roupas apertadas demais, são cruciais para favorecer a circulação sanguínea.

Meias de compressão também ajudam a cuidar da saúde vascular

As meias de compressão, também conhecidas como meias compressoras ou meias elásticas, ajudam a empurrar o sangue para cima, ajudando-o a circular corretamente.

Consulte um médico vascular para saber qual a melhor indicação para seu caso.

Existem meias de diferentes tamanhos: coxa, panturrilha e meia-calça. A compressão também pode variar. As meias de compressão suaves são indicadas para as pessoas que não possuem diagnóstico de problemas venosos, mas optam em fazer a prevenção. As de média compressão são usadas por quem já apresenta sintomas de problemas vasculares e querem prevenir agravamentos. E as de alta compressão são indicadas para as pessoas que apresentam casos avançados, como de trombose.

Saiba mais sobre as meias de compressão assistindo ao vídeo abaixo:

Mas, atenção: as meias de compressão também têm diferentes medidas. É importante comprar o produto corretamente para que a compressão faça o efeito desejado.

Assista o vídeo e aprenda a medir corretamente:

Na loja virtual da Nutriport estão disponíveis diferentes modelos de meias de compressão da Sigvaris. São meias de média e alta compressão (modelos 3/4, 7/8 e meia-calça) e meias de viagem, indicadas para pessoas que vão se deslocar por, no mínimo, duas horas.

Sobre a Nutriport

Há mais de duas décadas, a Nutriport distribui grande variedade de produtos para os segmentos Hospitalar e Farma, firmando também importantes parcerias na prestação de serviços. São opção para nutrição enteral, cateterismo, cicatrização de feridas, varizes, entre outras.

Localizada em São Paulo, a Nutriport conta com duas filiais: uma no Rio Grande do Sul e outra em Santa Catarina.

Os consumidores podem adquirir produtos para diferentes patologias através da loja virtual, pelo telefone 0800-770-8311 ou pelo Whats App (11) 97337-4407.  Entregamos para todo o Brasil.