Paciente renal precisa de suplementação alimentar?

Paciente renal precisa de suplementação alimentar?

8 de março de 2022 0 Por Redação

O tratamento nutricional para paciente renal deve ser acompanhado de perto. E isso é inegável. Mas, a suplementação correta, com vitaminas e nutrientes especiais, pode ser essencial para melhorar os parâmetros bioquímicos e clínicos no que se refere às necessidades energéticas e proteicas.

Pelo menos é o que aponta o estudo publicado na revista Journal of Parenteral and Enteral Nutrition (JPEN). Para os autores da pesquisa, “a desnutrição é comum em pacientes renais crônicos e a maioria desses pacientes apresenta baixo consumo de energia e proteínas pela dieta”. 

Embora todos nós precisemos de vitaminas, no caso do paciente renal, é importante tomar alguns cuidados e seguir as orientações de um nutricionista.

Definição de paciente renal

Os rins são essenciais para o bom funcionamento do corpo humano, uma vez que são responsáveis por filtrar o sangue, identificando os resíduos, impurezas e sais que já não são mais úteis e eliminando-os na urina. 

E é quando os rins perdem essa habilidade que uma pessoa é diagnosticada com insuficiência renal. A doença consiste em uma lesão no órgão, que ocasiona diversas consequências para o organismo. 

Silenciosa no estágio inicial, é bastante comum que seu diagnóstico aconteça de forma tardia, comprometendo a saúde do paciente.

Existem dois tipos de paciente renal: aquele que possui insuficiência aguda (IRA), quando ocorre súbita e rápida perda da função renal, e crônica (IRC), quando a perda é lenta, progressiva e irreversível.

Em ambos os casos, a condição é perigosa justamente porque o sangue pode ficar repleto de impurezas e impedir o organismo de funcionar corretamente. Assim, é essencial que o paciente renal realize um tratamento médico e busque alternativas que permitam viver uma vida normal. 

Vale a pena investir em suplementação alimentar para paciente renal?

A suplementação alimentar pode ser essencial para repor nutrientes por ora perdidos. Dentre as opções mais indicadas, estão os produtos da linha Nutri Renal e Nutri RD 2.0, especialmente desenvolvidos para auxiliar no tratamento de condições renais da forma mais segura e eficiente.

Mas, atenção, embora sejam parecidos, os alimentos se diferenciam por sua aplicação: o primeiro conta com um baixo teor de proteínas e foi pensado para pacientes com insuficiência renal aguda ou crônica que estejam em um tratamento mais conservador. 

O Nutri RD 2.0, por sua vez, é composto por um pouco mais de proteína e micronutrientes, necessários para reposição do organismo, devido à perda de nutrientes neste processo. Portanto, específico para quem está em diálise. Isso porque, neste caso, é importante contar com uma dieta equilibrada, porém com alta densidade calórica. No mercado há alguns anos, recentemente o produto passou por uma modificação em uma nomenclatura – mas que não afetou a sua fórmula, de acordo com informações da fabricante. 

Vale ressaltar que, embora ambos os produtos sejam destinados a pacientes renais, eles devem ser administrados sob supervisão médica, de acordo com a recomendação do nutricionista. 

Quer saber mais? Clique aqui para acessar a nossa loja e conferir nossa seção destinada ao paciente renal.

LEIA MAIS: Como evitar complicações no uso da dieta por sonda

Sobre a Nutriport

Há mais de duas décadas, a Nutriport distribui grande variedade de produtos para os segmentos Hospitalar e Farma, firmando também importantes parcerias na prestação de serviços. São opção para nutrição enteral, cateterismo, cicatrização de feridas, varizes, entre outras.

Localizada em São Paulo, a Nutriport conta com duas filiais: uma no Rio Grande do Sul e outra em Santa Catarina.Os consumidores podem adquirir produtos para diferentes patologias através da loja virtual, pelo telefone 0800-770-8311 ou pelo Whats App (11) 97337-4407.  Entregamos para todo o Brasil.