O que é uma dieta oligomérica?

O que é uma dieta oligomérica?

21 de junho de 2022 0 Por Redação

Você já ouviu falar em dieta oligomérica? Ela é indicada para síndromes de má absorção ou situações com comprometimento funcional do trato gastrointestinal, bem como para casos de jejum prolongado e doenças disabsortivas, ou seja, quando os nutrientes não são corretamente absorvidos pelo organismo.

Esse tipo de dieta enteral é administrado no hospital ou em casa. Ou seja, sempre sob supervisão médica ou de nutricionista.

Na prática, a dieta oligomérica é a combinação de macronutrientes (proteínas, carboidratos e lipídeos) que se encontram parcialmente hidrolisados, facilitando a digestão e absorção dos nutrientes.

Em outras palavras, esse tipo de alimentação fornece ao organismo todos os nutrientes necessários para que ele se fortaleça e funcione normalmente.

Dieta oligomérica: para que serve?

A dieta enteral oligomérica é indicada em casos nos quais o paciente não consegue absorver os nutrientes na sua forma intacta, devido ao tamanho da estrutura molecular. Por isso, há a necessidade de consumir uma dieta com estruturas menores e mais absorvíveis.

No mercado existem boas opções para quem precisa de uma dieta oligomérica. Na loja da Nutriport é possível encontrar o Nutrison Advanced Peptisorb, da Danone, que visa atender às necessidades nutricionais do organismo de pacientes em tratamento terapêuticos que fazem uso da nutrição enteral.

Normalmente este produto é utilizado em diagnósticos oncológicos nos quais há envolvimento do trato gastrointestinal e em casos de hemorragias digestivas, síndrome do intestino curto e pancreatite. Também pode ser indicado no desmame da dieta parenteral e em situação que o paciente necessita de uma dieta de proteínas, carboidratos e lipídeos de forma hidrolisada.

Com baixo teor de lipídeos e presença de TCM (triglicerídeos de cadeia média), o produto é isento de fibras e conta, ainda, com um mix exclusivo de carotenóides, o que enriquece ainda mais sua fórmula hidrolisada, facilitando a absorção dos nutrientes.

O alimento também não contém sacarose, lactose e glúten, sendo recomendado para nutrição enteral normocalórica.

É importante notar, ainda, que o Nutrison Advanced Peptisorb é uma embalagem Pack, sendo uma bolsa de  dieta enteral no sistema fechado, o que significa que sua administração depende de uma bomba de infusão e equipo.

Consulte nossa equipe de vendas de pessoa física. A Nutriport fornece bomba de infusão em comodato para algumas regiões. 

A bolsa com a dieta precisa estar suspensa acima da cabeça do paciente na distância de 60cm, para que facilite o gotejamento. Neste caso é necessário o uso de um equipo cross spike ou ponta cruz, que irá conectar na bolsa e na sonda do paciente. 

A dieta de sistema fechado deve ser administrada em até 24 horas depois de aberta. Após este período deve ser descartada e conectada uma nova bolsa. Lembrando que, em uma nova instalação de dieta, é necessário fazer a troca do equipo, para não haver contaminação da alimentação e nem translocação bacteriana para o paciente, ocasionando diarreia e distensões abdominais.

Também é importante reforçar que o alimento deve ser utilizado apenas sob orientação médica ou de nutricionista. Afinal, está diretamente relacionado ao tratamento e reposição de nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo.

Quer saber mais? Clique aqui para acessar a nossa loja.

LEIA MAIS: Pacientes idosos com sonda enteral: como receber o acompanhamento nutricional?

Sobre a Nutriport

Há mais de duas décadas, a Nutriport distribui grande variedade de produtos para os segmentos Hospitalar e Farma, firmando também importantes parcerias na prestação de serviços. São opção para nutrição enteral, cateterismo, cicatrização de feridas, varizes, entre outras.

Localizada em São Paulo, a Nutriport conta com duas filiais: uma no Rio Grande do Sul e outra em Santa Catarina.

Os consumidores podem adquirir produtos para diferentes patologias através da loja virtual, pelo telefone 0800-770-8311 ou pelo Whats App (11) 97337-4407.  Entregamos para todo o Brasil.