A homeopatia ajuda a tratar distúrbios do sono?

A homeopatia ajuda a tratar distúrbios do sono?

18 de outubro de 2022 0 Por Redação

Os distúrbios do sono atingem aproximadamente 65,5% dos brasileiros, de acordo com um estudo publicado na revista Sleep Epidemiology. O sono de má qualidade, aliás, é ainda maior entre as mulheres, que têm 10% mais chances de desenvolver algum problema na hora de dormir do que os homens.

Embora a insônia seja o problema mais conhecido, existem ao todo mais de 100 tipos de distúrbios do sono no mundo, que podem ser caracterizados por movimentos ou comportamentos incomuns, qualidade, quantidade ou período. 

Dentre os problemas mais comuns, destacam-se:

  • Insônia: caracterizada pela dificuldade em começar a dormir e se manter dormindo ou pelos despertares noturnos e perda de sono muito cedo, ela pode se manifestar de forma esporádica por algum motivo específico ou de forma crônica, com causas psicológicas ou orgânicas.
  • Apneia obstrutiva do sono: tão conhecido quanto a insônia, este distúrbio acontece quando há o bloqueio da passagem do ar, podendo causar paradas e sufocamento enquanto a pessoa dorme. 
  • Bruxismo: ranger ou pressionar com força os dentes enquanto dorme é um sinal de que algo não está bem. Este problema acomete tanto adultos quanto crianças. Outros sintomas comuns são dor no maxilar ou mesmo dentes desgastados, moles ou doloridos. 
  • Terror noturno: mais frequente em crianças, o terror noturno pode ser confundido com pesadelos, mas geralmente é caracterizado por gritos, choros e movimentos bruscos e agressivos.
  • Sonambulismo. Com episódios que acontecem durante o momento mais profundo do sono, o sonambulismo pode acontecer de diferentes formas. O paciente pode andar, falar, sentar-se na cama ou realizar alguma atividade sem acordar.

Outros distúrbios comuns são a Síndrome das Pernas Inquietas, no qual o paciente sente uma vontade incontrolável de mexer as pernas, e a Narcolepsia, que não se manifesta enquanto a pessoa dorme, mas, sim, quando ela está acordada – uma sonolência muito forte durante o dia, fazendo com que a pessoa pegue no sono involuntariamente.

Como lidar com os distúrbios do sono?

Dormir bem é essencial para garantir uma boa qualidade de vida e manter corpo e mente saudáveis. Afinal, é durante o sono que o organismo exerce as principais funções restauradoras do corpo, garantindo a reposição de energias e regulação do metabolismo.

Mas, como vimos anteriormente, nem todo mundo consegue ter uma rotina saudável de sono. E isso acontece por uma série de fatores: 

  • Psicológicos e psiquiátricos;
  • Físicos;
  • Ambientais;
  • Genéticos;
  • Disrupção do ritmo circadiano; e
  • Envelhecimento.

A boa notícia é que, como acontece com outras doenças e problemas de saúde, os distúrbios do sono podem ser tratados na medicina convencional e na homeopatia. Este último, aliás, tem se provado bastante eficiente, especialmente para quem deseja evitar fármacos mais pesados.

Por meio de uma abordagem natural, que ajuda também a identificar e ajustar as condições que podem causar o distúrbio do sono, a homeopatia atua para restabelecer o equilíbrio da saúde com foco no indivíduo, e não na doença.

Os medicamentos são aplicados em doses mínimas para evitar a intoxicação e estimular a reação orgânica. Ou seja, a prática prevê que o próprio corpo seja ativo no processo de combate à doença e estimule o organismo a trabalhar bem e restabelecer o seu bom funcionamento.

Ainda nesta linha da homeopatia, um dos tratamentos mais eficazes contra os distúrbios do sono é o Sédatif PC, da Boiron, disponível na loja virtual da Nutriport, em caixas de 60 comprimidos.

Com componentes totalmente naturais, o medicamento ajuda no tratamento da tensão emocional e mental, nervosismo, inquietude e irritabilidade, proporcionando aos pacientes uma noite equilibrada de sono e, consequentemente, uma melhora na quantidade e qualidade das horas dormidas.

LEIA MAIS: Homeopatia com arnica para aliviar dores e contusões

Além disso, o Sédatif PC atua em sintomas físicos e psicológicos, age rapidamente e tem eficácia comprovada, sem causar efeitos colaterais. Estudos da Boiron revelam que, quando usado três vezes ao dia, pode aumentar em 10% a quantidade do sono e reduzir em 66% os terrores noturnos.

 Quer saber mais? Clique aqui para acessar a nossa loja.

Sobre a Nutriport

Há mais de duas décadas, a Nutriport distribui grande variedade de produtos para os segmentos Hospitalar e Farma, firmando também importantes parcerias na prestação de serviços. São opção para nutrição enteral, cateterismo, cicatrização de feridas, varizes, entre outras.

Localizada em São Paulo, a Nutriport conta com duas filiais: uma no Rio Grande do Sul e outra em Santa Catarina.

Os consumidores podem adquirir produtos para diferentes patologias através da loja virtual, pelo telefone 0800-770-8311 ou pelo Whats App (11) 97337-4407.  Entregamos para todo o Brasil.