Cuidados essenciais para pessoas com diabetes monitorarem a doença

Cuidados essenciais para pessoas com diabetes monitorarem a doença

3 de novembro de 2020 0 Por Redação

As pessoas com diabetes precisam tomar uma série de cuidados para manter a doença controlada e, assim, garantir uma maior qualidade de vida.

O diabetes é uma doença que impede o pâncreas de produzir insulina de forma eficiente. A insulina é um hormônio que tem como funções regular a taxa de glicose no nosso sangue e quebrar essas moléculas com o intuito de transformá-las em energia para as células.

Uma vez diagnosticada a doença, o paciente com diabetes deve controlar as taxas de açúcar no sangue por meio de insulina ou medicamentos. A dosagem correta é determinada pelos médicos com base em exames de sangue.

Também é importante adotar hábitos saudáveis, entre eles manter uma alimentação adequada e praticar exercícios físicos com regularidade.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o diabetes atinge 12,5 milhões de brasileiros, o equivalente a 7% da população. A 9ª edição do Atlas de Diabetes do International Diabetes Federation (IDF) revelou que um em cada 11 adultos (20 – 79 anos) tem a doença.

Felizmente, é possível fazer a verificação diária da glicose em casa para um melhor controle. As pessoas com diabetes contam com muitas facilidades para ajudar neste processo. Vamos falar delas a seguir.

Tipos de diabetes e sintomas

Existem dois tipos bastante conhecidos de diabetes.

O diabetes tipo 1 surge com maior frequência na infância ou adolescência. A causa ainda é desconhecida pela ciência, mas pessoas com este tipo de diabetes geralmente apresentam casos da doença na família.

Predisposição genética, problema autoimune e infecções recorrentes na infância também podem contribuir para o desenvolvimento do diabetes tipo 1.

Já o diabetes tipo 2 é diagnosticado quando o corpo deixa de produzir a quantidade adequada de insulina ou quando as células deixam de aproveitar corretamente este hormônio produzido pelo pâncreas. As duas situações também podem ocorrer juntas.

Neste caso, a doença costuma estar relacionada aos maus hábitos que a pessoa adquire ao longo da vida. A falta de exercícios físicos e de uma alimentação adequada levam ao desenvolvimento de problemas como sobrepeso, alto nível de colesterol ruim e hipertensão.

Outro fator de risco são pessoas que já possuem parentes próximos com a doença ou que apresentam taxas alteradas de glicemia de jejum.

Em ambos os casos, as pessoas com diabetes apresentam sede excessiva e vontade de urinar várias vezes ao dia e aumento do apetite. Às vezes pode ocorrer perda de peso, mesmo que o consumo de alimentos seja elevado. No tipo 2 podem ocorrer também formigamento nos pés, feridas com cicatrização lenta, cansaço e visão embaçada.

Há ainda o diabetes gestacional, que corresponde ao aumento do nível de glicose no sangue durante a gestação. As taxas costumam voltar à normalidade após o parto, mas é importante lembrar que as mulheres diagnosticadas com este problema podem desenvolver o diabetes tipo 2 mais tarde.

Outro tipo que merece atenção é o pré-diabetes, que ocorre quando o nível de açúcar no sangue está alto, mas não a ponto de desenvolver um diabetes tipo 2.

Como as pessoas com diabetes podem monitorar a glicose?

Além de adotar hábitos saudáveis e ter uma alimentação adequada, as pessoas com diabetes precisam controlar regularmente os níveis de glicose no sangue com insulina e remédios.

Quem está em busca de equipamentos, acessórios e suplementos para monitorar ou controlar a taxa de glicose no sangue, pode contar com muitas facilidades.

Na loja virtual da Nutriport os pacientes encontram o Glicosímetro Contour Plus, um monitor de glicemia que oferece resultados com alta precisão em apenas cinco segundos.

Possui memória para 480 testes, realiza médias de sete, 14 e 30 dias e alarme de lembrete. O aparelho já vem com tiras com capilaridades, que depois podem ser adquiridas individualmente.

Outro produto que pode ajudar o dia a dia das pessoas com diabetes é o Atrac Tain 75ml, fabricado pela Coloplast. O creme antirressecamento é aplicado na pele dos pés, cotovelos e canela após o banho para tratar e prevenir a xerose, um ressecamento causado por falta de água na pele.

LEIA MAIS: Cuidados especiais para a pele de pessoas com Diabetes

Os suplementos também podem ser indicados pelos nutricionistas para fins de controle glicêmico ou quadros de hiperglicemia. Na loja virtual da Nutriport, pessoas com diabetes encontram o Diasip, nos sabores baunilha e morango. Este suplemento oral e normocalório é enriquecido com fibras e não contém glúten nem sacarose.

Para os diabéticos que fazem uso de dieta enteral, uma indicação é o Nutrison Advanced Diason 1000ml. Isento de glúten, lactose e sacarose, o produto é composto por 100% de proteína isolada de soja e carboidratos de baixo índice glicêmico, além de fibras solúveis e insolúveis.

Antes de adquirir qualquer produto, é importante consultar um médico e um nutricionista.

LEIA TAMBÉM: Cubitan® suplemento que auxilia no processo de cicatrização

Sobre a Nutriport

Atuando há duas décadas no mercado de nutrição enteral, a Nutriport distribui grande variedade de produtos para os segmentos Hospitalar e Farma, firmando também importantes parcerias na prestação de serviços.

Localizada em São Paulo, a Nutriport conta com duas filiais: uma no Rio Grande do Sul e outra em Santa Catarina.

Os consumidores podem adquirir os produtos para suplementação oral de acordo com cada faixa etária e patologia através da loja virtual, pelo telefone 0800 – 770 8311 ou pelo Whats App 11- 97337 -4407.  Entregamos para todo o Brasil.