Pacientes com doenças neurológicas precisam de suplementos alimentares?

Pacientes com doenças neurológicas precisam de suplementos alimentares?

10 de maio de 2022 0 Por Redação

Com a finalidade de fornecer nutrientes, substâncias bioativas, enzimas ou probióticos em complemento à alimentação, a suplementação é uma grande aliada na prevenção e tratamento de problemas de saúde – e isto inclui as doenças neurológicas.

Os suplementos alimentares, aliás, estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia. Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Suplementos para Fins Especiais e Congêneres (Abiad) revelou que 54% dos lares brasileiros possuem ao menos uma pessoa que consome esse tipo de produto. 

O sucesso não é à toa, já que, na busca por uma vida mais saudável, alguns suplementos alimentares e vitaminas tendem a evitar, tratar ou retardar doenças diversas, como aquelas relacionadas à saúde neurológica. 

LEIA MAIS: Idosos com sarcopenia e diabetes: o que fazer?

Alimentação x doenças neurológicas

A máxima “você é o que você come”, nunca fez tanto sentido. De acordo com especialistas, uma dieta balanceada e rica em vitaminas e nutrientes, com frutas, verduras e peixes, é essencial para o bom funcionamento do organismo. 

Mas, quando falamos em doenças neurológicas, é comum encontrarmos pacientes que não conseguem se alimentar sozinhos. É o caso, por exemplo, de pessoas acometidas de doenças que afetam o sistema nervoso, como o Mal de Parkinson, Mal de Alzheimer ou esclerose múltipla.

Surge, então, outro problema: a deficiência ou ausência dos nutrientes presentes nesses alimentos pode interferir na absorção do medicamento e, consequentemente, atrapalhar o tratamento. E é justamente por isso que o acompanhamento nutricional é essencial.

A avaliação do estado nutricional dos pacientes com doenças neurológicas permite a identificação precoce de distúrbios nutricionais, abrindo um leque de oportunidades e soluções que devem auxiliar na recuperação e melhora do prognóstico desses indivíduos. A suplementação desempenha um papel fundamental no processo, já que é usada para repor vitaminas e substâncias ora perdidas. 

Dentre os suplementos mais indicados para pacientes com doenças neurológicas estão o Souvenaid, específico para pacientes com início de Alzheimeir e Deficit de Atenção Leve e a linha de produtos Nutridrink (pó e líquido) que faz parte de uma suplementação oral e contam com uma fórmula nutricionalmente completa.

Além disso, toda a linha de produtos Nutridrink contém excelentes quantidades de ômega 3, um ácido graxo essencial na proteção das membranas neurais, por isso pode ajudar a prevenir possíveis lesões que são ocasionadas nos idosos. 

Estudos aprofundados concluíram que o consumo de ômega 3 duas ou mais vezes por semana pode reduzir em até 50% a probabilidade de os idosos desenvolverem sintomas do Mal De Alzheimer.

Quer saber mais? Clique aqui para acessar a nossa loja.

LEIA TAMBÉM: Como melhorar o estado nutricional após a internação hospitalar?

Sobre a Nutriport

Há mais de duas décadas, a Nutriport distribui grande variedade de produtos para os segmentos Hospitalar e Farma, firmando também importantes parcerias na prestação de serviços. São opção para nutrição enteral, cateterismo, cicatrização de feridas, varizes, entre outras.

Localizada em São Paulo, a Nutriport conta com duas filiais: uma no Rio Grande do Sul e outra em Santa Catarina.

Os consumidores podem adquirir produtos para diferentes patologias através da loja virtual, pelo telefone 0800-770-8311 ou pelo Whats App (11) 97337-4407.  Entregamos para todo o Brasil.