29/05/2017

Orientações e cuidados para a terapia nutricional domiciliar

Terapia Nutricional

Quando um paciente precisa de uma terapia nutricional domiciliar são necessários alguns cuidados básicos para a correta administração da alimentação, seja por via oral ou por sonda. O que acontece, porém, é que nem sempre o cuidador recebe todas as orientações necessárias para realizar tal procedimento.

Pensando nisso, a Nutriport, especialista no segmento de nutrição enteral há quase duas décadas, lançou o Programa Nutriport com Você, que oferece assistência nutricional domiciliar aos consumidores, com esclarecimentos de dúvidas e apoio familiar.

VEJA TAMBÉM: 10 Respostas sobre Nutrição Enteral

O programa assistencial é mais um benefício para os clientes da Nutriport. Por meio dele, os cuidadores recebem toda a orientação necessária quanto à utilização correta dos produtos de nutrição enteral, além de aprender técnicas de preparo e manuseio de acessórios como equipos, frascos e bombas de infusão.

Todo o processo de orientação é feito por uma equipe técnica especializada via telefone ou, quando necessário, em visita domiciliar (neste caso, apenas para consumidores da cidade de São Paulo e região metropolitana). E o melhor de tudo: sem custo adicional aos clientes Nutriport.

Mas por que isso é importante? Realizar a terapia nutricional de forma adequada melhora significativamente a qualidade de vida do paciente, sendo, em muitos dos casos, fator essencial para o sucesso do tratamento.

Além disso, uma dieta enteral bem administrada reduz o risco de desnutrição, complicações relacionadas à terapia e problemas como entupimento de sondas.

Cuidados na Terapia Nutricional

nutricao
Equipe especializada orienta sobre os cuidados de nutrição em casa

 

Durante o processo de orientação, os profissionais do Programa Nutriport com Você dão todas as instruções para a administração correta da terapia nutricional. Porém, algumas dúvidas são bastante comuns e relevantes nos mais diferentes casos. Por isso, reunimos aqui alguns cuidados básicos que são primordiais para realizar o procedimento corretamente nos pacientes.

Observar a data de validade

Pode parecer óbvio, mas muitas pessoas não verificam a validade da dieta antes da administração, seja ela industrial, com o vencimento estampado na embalagem, ou caseira, observando a qualidade e a integridade dos alimentos utilizados.

No caso de uma terapia nutricional enteral com produtos industrializados, a média de validade é de um ano após a data de fabricação. Portanto, é indicado fazer a verificação no momento da compra e, claro, antes de administrar a dieta.

Cuidado com a temperatura

É importante manter a dieta enteral em temperatura ambiente, guardada em local fresco e longe de fontes de calor, já que isto pode comprometer a qualidade do produto e dos nutrientes. Observe os critérios de validade após aberta a embalagem, segundo recomendação do fabricante. Após aberta, a dieta liquida deve ser mantida em geladeira na embalagem original, sem exceder 24 horas.

Outro ponto essencial: é recomendável retirar a nutrição da geladeira pelo menos 30 minutos antes do consumo. Isso evita complicações como cólicas e outros problemas de saúde aos pacientes.

 Higiene em primeiro lugar

Um dos principais cuidados de responsabilidade do cuidador está ligado à higiene. Mantenha o frasco de dieta limpo com um pano umedecido em álcool 70%, antes de sua abertura. De forma semelhante, é fundamental a limpeza diária da parte externa da sonda, que pode ser realizada com gaze, água e álcool 70% ou sabonete suave, sem esquecer de mantê-la seca. Lave bem as mãos antes do preparo e na hora de realizar o procedimento.

Atenção à posição do paciente

No momento de alimentação do paciente em terapia nutricional, outro fator a ser levado em conta é a posição do corpo: o ideal é que ele se mantenha sentado, pelo menos a 45° em relação à cama. A posição deve ser mantida ainda por 30 minutos após o término do recebimento da dieta, para evitar que se engasgue ou que a dieta se dirija ao pulmão.

Refeição com hora marcada

Os horários de administração das dietas – que devem ser semelhantes aos das refeições habituais – precisam ser respeitadas pelo cuidador. Procure se organizar para que o paciente receba as dietas nos intervalos indicados pelo profissional de saúde que o acompanha.

Caso haja necessidade de mais alguma orientação sobre terapia nutricional domiciliar, conte com o Programa Nutriport Com Você, mais um benefício exclusivo aos clientes. Clique aqui e contate-nos.

 

Related Posts

Um comentário para “Orientações e cuidados para a terapia nutricional domiciliar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *