26/07/2017

O que é e para que serve a sonda nasoenteral?

sonda nasoenteral

Uma das maiores dificuldades de quem tem um paciente com nutrição enteral em casa é o uso correto da sonda nasoenteral, especialmente se o processo é administrado por um familiar ou um cuidador.

Basicamente, a nutrição via sonda nasoenteral, também chamada de SNE, é necessária quando o paciente não consegue manter uma alimentação pelo método convencional, ou seja, via ingestão oral. Assim, é preciso colocar um tubo flexível no nariz, de forma que ele chegue ao estômago, duodeno ou jejuno.

Quando a alimentação por sonda nasoenteral é aplicada em casa, alguns cuidados devem ser redobrados pela família, pois o produto inserido de forma incorreta pode causar sérios riscos ao paciente, como infecções e obstrução da dieta.

Normalmente, os pacientes que precisam utilizar sonda nasoenteral recebem a orientação para uso de dietas industrializadas, que é mais líquido e diminui o risco de entupimento do tubo, sem contar que já vêm na quantidade adequada de nutrientes, suprindo de forma completa as necessidades de cada patologia.

Para saber mais sobre os tipos de dieta enteral disponíveis no mercado, clique aqui e leia o nosso artigo. 

É importante lembrar que o paciente com sonda nasoenteral deve seguir à risca a dieta estabelecida pela equipe médica, assim como todos os cuidados com a via oral e as restrições de alimentação.

Como administrar a sonda nasoenteral

Por ser muita fina, a sonda nasoenteral pode facilmente ficar entupida, impossibilitando a administração da dieta. Para evitar o problema, é essencial que seja feita a limpeza correta após o uso. A assepsia deve ser realizada com a aplicação de cerca de 20ml de água no final de cada utilização. Repita o processo também após cada troca do frasco de alimentação, pois isso impede o endurecimento da dieta no cateter.

O manuseio da sonda é outro ponto que merece atenção, para evitar retrações que podem deslocar o posicionamento correto do tubo. O cuidado deve ser redobrado em momentos como banho, sono ou mudança de posição no leito.

Para evitar que a sonda se desloque do local correto, uma dica é fixá-la à pele com uma fita adesiva hipoalergênica ou esparadrapo. Troque a fita regularmente quando estiver suja ou descolando. Retire-a com cuidado, limpe o nariz com água e sabão, seque bem, mas sem esfregar ou friccionar, e fixe novamente a sonda sem passar na frente dos olhos ou da boca. Cuidado para não deixar o tubo dobrado.

É claro que a utilização de bons produtos também é fator essencial para o conforto do paciente e a eficiência do tratamento. Por isso, utilize sondas, equipos, frascos e dietas de boa qualidade. Em nosso site, temos diversos tipos de nutrição enteral e acessórios das marcas mais conceituadas do mercado, aprovadas por médicos, nutricionistas e especialistas na área. Clique aqui e confira!

Uma última instrução importante: em caso de entupimento, rachadura ou furo da sonda nasoenteral, procure orientação médica imediatamente. Não queira resolver o problema de forma caseira para não prejudicar ou causar riscos ao paciente.

Ah, se você gostou do conteúdo ou achou essas informações úteis, compartilhe nosso artigo nas redes sociais ou deixe aqui o seu comentário. Sua opinião é sempre muito importante para nossa equipe!

LEIA TAMBÉM: 10 Respostas sobre Nutrição Enteral

 

Related Posts

8 comentários para “O que é e para que serve a sonda nasoenteral?

  1. Em quanto tempo o paciente fica . Se ouver melhoras ela é retirada. Quando o paciente passa a se alimentar normalmente ela é retirada?? Obrigado

    1. Bom dia,

      Não tem uma previsão para a retirada da sonda nasoenteral, tudo depende da evolução clínica do paciente. Quando a dieta via oral for liberada pelo médico ou fonoaudióloga e o paciente manter consumo alimentar adequado, a sonda poderá ser retirada.

      Estou à disposição para outros esclarecimentos.

      Um abraço,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *