09/02/2018

Pacientes em radioterapia precisam de dieta apropriada?

radioterapia

A radioterapia é tratamento que tem como objetivo destruir as células cancerígenas, impedindo que elas se reproduzam novamente e formem um novo tumor.

Nesse procedimento algumas células boas do organismo também podem ser atingidas durante as sessões. Sendo assim, a radioterapia é feita em dias espaçados, para que o organismo tenha tempo hábil de fazer a devida recuperação.

E para que essa renovação celular seja feita de maneira adequada, o paciente precisa tomar algumas providências. Uma delas é cuidar da alimentação durante todo o tratamento.

Radioterapia e alimentação

Comer bem é importante em qualquer fase da vida. E os pacientes que estão passando por sessões de radioterapia precisam de uma dieta equilibrada para manter o corpo saudável, evitar oscilações de peso e minimizar os efeitos colaterais do procedimento e o risco de infecções.

De acordo com o Manual de Alimentação durante Radioterapia, desenvolvido pelo A. C. Camargo Cancer Center, o paciente deve compor seu prato da seguinte forma:

  • 1/8 de proteína animal: carne, peixe frango ou porco. Opte pelas versões magras e aves sem pele;
  • 1/8 de proteína vegetal: feijão, grão-de-bico, ervilha etc.;
  • ½ de verduras e legumes sempre frescos, com pouco sódio ou adição de açúcares;
  • ¼ de carboidratos: arroz, macarrão, batata etc..

É importante também beber pelo menos dois litros de água por dia, consumir frutas frescas, sucos 100% naturais, grãos inteiros e integrais e laticínios com baixo teor ou sem gordura.

Suplementação durante a radioterapia

Os efeitos colaterais da radioterapia – náuseas, vômitos, prisão de ventre, feridas na boca (mucosite), diarreia, entre outros – podem comprometer a boa alimentação do paciente.

Nestes casos, os especialistas recomendam o uso de suplementação para pessoa em tratamento contra o câncer não sofrer graves alterações de peso e nem ficar debilitada por conta da falta de proteínas e nutrientes.

Esses produtos podem ser facilmente encontrados na Nutriport, empresa que há 17 anos distribui produtos para nutrição oral e enteral e presta serviços para os segmentos Hospitalar, Farma e Consumidor Final. Você pode conferir as linhas de produtos na loja virtual.

Forticare CappuccinoUma das opções indicadas para pessoas que estão passando por sessões de radioterapia é o Forticare. Esse suplemeto nutricional oral e pronta para beber é hiperproteica, hipercalórica e enriquecida com EPA. Não contém glúten e é acrescida com mix de fibras e de carotenoides.

O kit vem com quatro unidades de 125ml cada e o paciente deve consumir três unidades diariamente. Os sabores disponíveis são cappuccino, pêssego com gengibre e laranja com limão.

O produto Glutaflora é vendido em potes de 250g e indicado para nutrição enteral ou oral. O módulo de glutamina é composto por 100% de L – Glutamina em pó, sendo isento de sacarose, lactose e glúten.

nutridrink compact protein cappuccinoA Nutriport oferece também o Nutridrink Compact Protein, suplemento hipercalórico (2,4kcal/ml), hiperproteica (24%VCT) e normolipidico possui baixo volume e alta densidade calórica e proteica. Oferece alto aporte de nutrientes em pequeno volume.

O kit vem com quatro unidades de 125ml cada e o paciente deve consumir de uma a três unidades por dia. Os sabores disponíveis são cappuccino, morango e baunilha.

Gostou deste artigo? Então continue no blog e não deixe de comentar e dar a sua opinião. Sua participação é sempre muito bem-vinda!

Related Posts

3 comentários para “Pacientes em radioterapia precisam de dieta apropriada?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *