21/12/2017

Melhor opção de dieta para o portador do Mal de Alzheimer

mal de alzheimer

O mal de Alzheimer é a principal causa de demência entre os idosos. Quem convive com um portador sabe o quanto é difícil ver seu ente querido com perdas de memória, raciocínio, linguagem e funções cognitivas.

Os números impressionam. Segundo o Ministério da Saúde, a doença é responsável por 50% a 80% dos casos de demência no mundo, sendo mais frequente em idosos após os 65 anos de idade. Como o mal de Alzheimer ainda não tem cura, a saída é fazer os tratamentos para reduzir os sintomas, cuidar da dieta e praticar atividades físicas.

Basicamente, o Alzheimer é a perda progressiva de células neurais e, portanto, degenerativo. Trata-se do acúmulo anômalo de determinadas proteínas no tecido do cérebro que causa a morte dos neurônios.

Como a cura ainda é desconhecida, existem opções para retardar a progressão do Alzheimer, como medicamentos que evitam o agravamento da degeneração, indicados pelo neurologista, geriatra ou psiquiatra que acompanha o tratamento do paciente.

Atividade física, terapia ocupacional, fisioterapia e até musicoterapia são práticas importantes que melhoram a independência e o raciocínio do portador do Alzheimer, e, portanto, são sempre recomendadas.

Dieta para pacientes com Alzheimer

Quando se fala em retardar o progresso da doença, a dieta do portador do mal de Alzheimer também merece uma atenção especial.

Recomenda-se uma alimentação rica em vitaminas C, E e ômega 3, devido à ação antioxidante e protetora cerebral desses alimentos que, em conjunto com os medicamentos, servem como um reforço a mais no tratamento.

Por isso, vegetais, legumes, castanhas, nozes, frutas vermelhas, grãos, cereais integrais, peixes, aves e azeite devem estar presentes sempre que possível no cardápio dos pacientes.

Como nem sempre é fácil manter uma dieta adequada somente com a alimentação, muitas vezes o mais indicado é suprir as necessidades nutricionais do paciente através de suplementos.

Um deles, desenvolvido especialmente para auxiliar na alimentação de portadores do mal de Alzheimer, é o Souvenaid.

souvenaid morangoO suplemento é rico em vitaminas E e C, além de antioxidantes, zinco, selênio e vitaminas do complexo B. Enriquecido com Fortasyn Connect, possui elementos nutricionais que atuam na manutenção da membrana dos neurônios que sofrem perdas com o envelhecimento.

Dessa forma, o Souvenaid auxilia o bom funcionamento das células cerebrais, o que contribui para o tratamento dos pacientes com Alzheimer.

Isento de glúten e lactose, geralmente é indicado o consumo de uma unidade de 125 ml ao dia, disponível nos sabores morango e baunilha.

Confira mais sobre o Souvenaid na loja virtual da Nutriport.

E se tiver alguma dúvida sobre o uso do suplemento Souvenaid no tratamento de pacientes com mal de Alzheimer, escreva pra gente! Compartilhe também nossas informações em suas redes sociais!

LEIA TAMBÉM: CUBITAN: suplemento que auxilia no processo de cicatrização

Related Posts

6 comentários para “Melhor opção de dieta para o portador do Mal de Alzheimer

  1. Bom dia.
    Meu pai tem alzheimer, estou entrando em uma outra faze com ele, preciso de um suplemento que seja eficaz nas suas necessidades alimentar diárias……
    Meu pai não quer comer nada sólido, e raramente pastoso…… Bato no liquidificador legumes com carnes e outras especiarias para ele, mas ele recusa……. O único alimento que não falha diariamente é o café da manhã, acompanhado de leite café e pão de fôrma com manteiga, após isso as vezes ele toma vitamina que é uma das estratégias para alimenta-lo mais.
    Ele tomava uma vitamina Vitergam Master, mas devido a cápsula ser grande ele não quer engolir e as vezes que tenta se engasga.
    Queria saber se esse suplemento é indicado para esse caso ou teria um outro mais indicado……
    Deus abençoe a todos.

    1. Olá,

      Inicialmente obrigada pelo seu contato com a empresa Nutriport.

      Precisamos sempre observar se seu pai está perdendo peso, precisamos evitar que ele fique desnutrido. Inicialmente eu posso indicar um suplemento em pó sem sabor para vocês acrescentarem nas preparações no momento da ingestão e um líquido pronto para consumo:

      Nutridrink Max sem sabor – utilizar 3 colheres medidas – 2 vezes ao dia.
      Nutridrink Compact Protein – 125 ml – 1 x ao dia – no intervalo das principais refeições.

      Qualquer dúvida estamos à disposição.

      Regina Betoni
      Nutricionista Clínica
      (11) – 5089 – 2030
      (11) – 9.7291 – 1687
      regina.betoni@nutriport.com.br

  2. Boa tarde, sou Mário, minha mãe, aos 84 anos, tem Alzheimer e a geriatra conseguiu estabilizar o avanço da doença, agora preciso de um suplemento específico para isso, o Souvenaid seria bom? Damos a ela muitas frutas vermelhas, muito suco de frutas, muita couve, abacate e não usamos refrigerantes de qquer tipo, esse suplemento ajudaria minha mãe. Abraços.

    1. Olá,

      Inicialmente obrigada pelo seu contato com a empresa Nutriport.

      O Souvenaid é a melhor indicação para Alzheimer.

      A recomendação é de 1 unidade ao dia.

      Qualquer dúvida estamos à disposição.

      Regina Betoni
      Nutricionista Clínica
      (11) – 5089 – 2030
      (11) – 9.7291 – 1687
      regina.betoni@nutriport.com.br

  3. Boa noite minha sogra sofre com awsheimer e não quer engolir nada, nem sólido nem líquido.e tem diabetes e insuficiência coronária.
    Colo alimenta-la?

    1. Olá,

      Inicialmente obrigada pelo seu contato com a empresa Nutriport.

      Nestas condições o ideal seria procurar o médico, que avaliará se é necessário passar a sonda nasoenteral.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

      Regina Betoni
      Nutricionista Clínica
      (11) – 5089 – 2030
      (11) – 9.7291 – 1687
      regina.betoni@nutriport.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *