Utilização das dietas

Qual o motivo para eu utilizar uma dieta enteral?

O motivo pelo qual a dieta enteral foi recomendada é porque você não está recebendo a quantidade suficiente de nutrientes através da alimentação convencional, ou é incapaz de engolir ou tolerar alimento pela boca. Receber todos os nutrientes que você necessita é essencial para sua recuperação.

Quanto tempo eu posso utilizar a dieta enteral?

A dieta enteral pode ser utilizada como uma fonte exclusiva de nutrição pelo tempo que for necessário. Ela fornece uma dieta saudável e balanceada, e contém todos os nutrientes que o paciente necessita todos os dias.

Por quanto tempo vou precisar da dieta enteral?

Algumas pessoas precisam da dieta enteral por curtos períodos de tempo, enquanto outras podem necessitar dela por um longo prazo. Seu profissional de saúde discutirá o período em que você ou seu familiar necessitará de uma alimentação por sonda.

Qual é a melhor posição durante a dieta enteral (deitado, sentado ou em pé)?

A posição ideal para o paciente em dieta enteral é sentado. Todavia, se isso não for possível, se for deitado, o ideal é ficar em um ângulo de 45º ou maior.  Manter essa posição durante a alimentação e por até 30-60 minutos após a dieta enteral. Não é seguro se alimentar enquanto deitado. A dieta enteral pode refluir e provocar aspiração para as vias aéreas.

Posso fazer um intervalo durante a alimentação?

Para um intervalo curto (menos de uma hora), evite desconectar sua sonda do equipo salvo se necessário. Caso seja indispensável, desconecte a sonda do equipo e aplique a tampa. Você precisará lavar a sonda de alimentação antes de começar a se alimentar novamente. Nesse caso, utilize de 10 a 20 ml de água.

Para um intervalo mais longo (mais de uma hora), desconecte a sonda do equipo e aplique sempre a tampa na sonda. Coloque o alimento na geladeira, junto com o equipo. Quando você retirar o alimento da geladeira, deixe-o por uma hora em temperatura ambiente para que ele retorne a esta temperatura, antes de reiniciar a alimentação. Você precisará lavar a sonda antes de recomeçar. Lave com 10 a 20 ml de água.

Qual o sabor do alimento?

Como a sonda vai diretamente ao estômago ou intestino, a maioria dos alimentos enterais não têm sabor. A alimentação por bolo (volumes maiores de infusão por um tempo reduzido) pode ser realizada com suplementos, e estes podem apresentar sabores. Os mais comuns são baunilha, morango e chocolate.

Em que temperatura deverá estar o alimento? Posso aquecê-lo?

A dieta enteral deverá sempre ser instalada à temperatura ambiente (20 a 23º C). Alimento frio pode levar à intolerância ou diarreia. Se você aquecer a dieta enteral (tal como com água quente ou em um microondas), há o risco de ‘cozinhar’ a fórmula, o que pode provocar perdas nutricionais. Aquecer a dieta enteral pode também aumentar o risco de infecções.

O que acontece se eu beber líquidos porque tenho sede? Que tipos de bebidas são aceitáveis?

Se você pode beber ou não e que tipo de bebida é aceitável depende da enfermidade.

Se você tiver dificuldade em engolir, beber poderá acarretar risco de aspiração pulmonar e, com ele, de infecções.

Discuta com sua equipe de saúde o que é adequado em sua situação.

Em épocas de forte calor (verão), é sempre possível administrar mais água (20- 40 ml) diretamente pela sonda.

Ficarei com fome? Eu me sentirei satisfeito e saciado?

A dieta enteral confere sensação de saciedade, da mesma forma que você teria com alimentação convencional. Todavia, quando a dieta enteral é administrada continuamente em pequenas quantidades durante o dia inteiro, você pode sentir menos saciedade. Se sua absorção for menor que a quantidade prescrita, ou se houver intervalo longo entre as administrações, você poderá sentir fome. Discuta com sua equipe de saúde se a quantidade recomendada de alimento é suficiente para você.

Posso consumir alimentos normais enquanto estiver em dieta enteral?

Sua equipe de saúde o informará se você ou seu familiar é capaz de comer enquanto estiver em uso de dieta enteral. Se você for capaz de comer, receberá informações sobre os tipos de alimento e quantidades que são seguras. Se você estiver utilizando dieta enteral devido à dificuldade de deglutição, você poderá consultar um fonoaudiólogo, que lhe aconselhará sobre quais alimentos são mais seguros para você ou seu familiar.