Complicações

Quais as possíveis complicações com o uso de Gastrostomia ou Jejunostomia?

  • Vermelhidão no local do orifício abdominal: se você observar vermelhidão que persista ou for dolorosa, informe a um membro de sua equipe de saúde.
  • Fluidos ou secreções: Se você notar escoamento / vazamento do local de sua gastrostomia, fale com seu médico. Poderá ser necessário aplicar um cotonete (coleta de secreções) e encaminhar ao laboratório. Um creme antibiótico às vezes é utilizado. Continue limpando e secando todo o local. Possivelmente, necessitará de um curativo que proteja a pele e absorva o escoamento / vazamento.
  • Tecido avermelhado ao redor do estoma: Um tecido pode crescer ao redor do estoma, o que requer tratamento. Isso é conhecido como tecido de granulação, e é o resultado do organismo tentando reparar a incisão cirúrgica. Se isso ocorrer, contate seu médico ou um membro de sua equipe de saúde.
  • Vazamento do conteúdo do estômago ao redor do estoma: O vazamento de conteúdo gástrico ao redor do local do estoma pode causar queimação e dor na pele circundante. O dispositivo de fixação externo pode necessitar de ajustes, de forma que o balão interno fique mais comprimido contra a parede do estômago. Você terá uma demonstração de como apertar o fixador, por um membro de sua equipe de saúde antes de ir para casa.
  • Tecido de granulação é o crescimento excessivo de um tecido róseo sobre o orifício abdominal da gastrostomia (estoma). Isso pode acontecer porque seu organismo está tentando reparar a incisão cirúrgica. Embora o tecido de granulação seja relativamente comum e não represente um problema emergencial, você pode precisar de tratamento. Você deverá contatar seu profissional de saúde.
  • Se você ou seu familiar sofrer quaisquer das seguintes complicações, favor contatar seu nutricionista, ou enfermeira de apoio.

O que fazer se a sonda entupir?

Para prevenir o entupimento da sonda, certifique-se de lavá-la antes e após cada alimentação ou administração de medicamentos. Você deverá utilizar água esterilizada, ou água fervida e resfriada, com uma seringa de 20 ml (mínimo) para minimizar a pressão e assegurar volume. Seu nutricionista deverá lhe dizer quanta água você necessita para lavar a sonda adequadamente. Todavia, se ela ficar entupida:

  • Lave a sonda com água esterilizada ou fervida e resfriada, mas não use pressão excessiva.
  • Se permanecer entupida, tente lavá-la com água morna.
  • Se a sonda permanecer bloqueada, aperte-a suavemente entre os dedos ao longo do seu comprimento.
  • Se nenhuma dessas sugestões funcionarem, contate o hospital, pois sua sonda talvez necessite ser trocada. Você nunca deve irrigar a sonda com pressão exagerada, visto que isso poderá precipitar a sua ruptura.
  • Se você ou seu familiar sofrer quaisquer das seguintes complicações, favor contatar seu nutricionista, ou enfermeira de apoio.

O que fazer se a sonda de alimentação soltar, escapar ou sair?

A sonda pode se soltar ou deslocar com acessos de tosse, movimentos repentinos ou acidentais, ou se for puxada em excesso.

Se você tiver um PEG (gastrostomia endoscópica percutânea), Botão ou jejunostomia, e ele for retirado acidentalmente, coloque um curativo sobre o local e vá ao Pronto Atendimento do hospital.

Se sua sonda nasogástrica (NG) tiver saído de forma espontânea, você necessitará ir ao hospital para substituição por um profissional de saúde. Se sua sonda PEG, Botão ou jejunostomia forem retirados acidentalmente, coloque um curativo sobre o local e vá o mais rápido possível ao Pronto Atendimento do hospital para evitar que o estoma se feche. Como um estoma às vezes se fecha em 24 horas, é importante não deixar para o dia seguinte.

Se você ou seu familiar sofrer quaisquer das seguintes complicações, favor contatar seu nutricionista, ou enfermeira de apoio.

Como eu cuido da sonda?

O cuidado adequado da sonda enteral tem um papel fundamental na prevenção de problemas. Para manutenção preventiva, para um PEG, siga esses passos:

  • Uma vez por dia, gire delicadamente a sonda em um círculo completo (como uma chave na fechadura).
  • Quando a sonda estiver no local por quatro semanas, o dispositivo fixador externo deverá ser aberto e o interior limpo. Isso deve ser repetido semanalmente.
  • Um conector em Y removível está localizado em alguns modelos de sonda. Ele deve ser substituído ou removido se quebrar, ou se entupir com alimento.
  • Altere a posição da braçadeira na sonda para evitar danos. Braçadeiras de substituição estão disponíveis no fabricante ou no hospital, se necessário.

Se você ou seu familiar sofrer quaisquer das seguintes complicações, favor contatar seu nutricionista, ou enfermeira de apoio.

É normal que a cor da minha sonda tenha mudado com o tempo?

Em geral a cor da sonda não muda, porém a longo prazo tal pode suceder, sem que acarrete problemas. É recomendado que o equipo seja trocado a cada 24 horas. Isso deve ser feito para assegurar uma boa higiene e evitar qualquer possível contaminação com bactérias.

Quais cuidados devo observar com relação à sonda?

Tenha especial atenção, pare a alimentação imediatamente e procure conselho médico urgente se você notar qualquer uma das seguintes situações:

  • Vazamentos ou fluidos em volta da sonda
  • Dor durante a alimentação
  • Sangramento

O que fazer em casos de efeitos adversos?

Pode levar tempo para descobrir a rotina de dieta enteral que funcione melhor para você ou seu familiar. Enquanto você faz esses ajustes finos, você poderá sofrer alguns efeitos adversos. Se os efeitos adversos forem persistentes ou se você tiver quaisquer perguntas sobre o que fazer, sempre contate seu nutricionista ou médico da sua equipe de saúde.

O que fazer se sentir Náuseas?

Se sentir náuseas, espere uma ou duas horas antes de iniciar a dieta e, quando o fizer, inicie-a mais lentamente. Se continuar a se sentir mal, começar a vomitar e/ou se surgir diarreia, contate o médico de seu filho para orientações. Alguns medicamentos, tais como antibióticos, anti-inflamatórios e suplementos de minerais e vitaminas podem causar diarreia e outros sintomas gastrointestinais. Pergunte ao médico, sobre quaisquer efeitos colaterais possíveis dos medicamentos que ele estiver tomando.

O que fazer se tiver Diarréia?

Certifique-se primeiro que o gotejamento contínuo no equipo esteja enviando alimento na velocidade correta. A velocidade correta deverá ter sido informada a você como parte de seu plano de dieta enteral.

O que fazer se ficar com o Intestino Preso?

Isso se chama Constipação: Talvez sua dieta seja pobre em fibras, e requeira quantidade maior. Certifique-se que você esteja tomando água ou outros tipos de líquidos extras que foram recomendados por seu nutricionista ou médico. Se possível, tente se exercitar e se movimentar. É importante informar ao seu nutricionista, pois caberá a ele substituir ou ajustar sua dieta.

O que fazer se sentir Gases?

Se você estiver com muitos gases ou distensão abdominal após a dieta enteral, abra a tampa da sonda e deixe qualquer excesso de gás escapar através da sonda. Seu profissional de saúde pode demonstrar a você como acoplar uma seringa de 50 ml ou válvula especial para ventilar o excesso de gás.