23/08/2017

Curativo Hidrocoloide: O que é e como usar

curativo hidrocoloide

Muitos pacientes com úlcera de perna, queimaduras e feridas pós-operatórias apresentam dificuldades de cicatrização. Nestes casos, o uso do curativo hidrocoloide pode ser uma ajuda extra para resolver o problema de maneira mais rápida.

Isso porque o curativo hidrocoloide é composto por partículas de carboximetilcelulose de sódio (CMC) que promovem uma alta absorção da umidade e ajudam na cicatrização das feridas de grau leve ou moderado.

Alguns produtos de tecnologia mais avançada, como o curativo hidrocoloide Comfeel Plus, da Coloplast, possui ainda uma película superior semipermeável, que permite a evaporação do exsudato, mas impede que bactérias e água entrem na ferida.

Dessa forma, quando o curativo fica em contato com o exsudato da ferida, forma-se um gel viscoso que absorve esse líquido, mas não adere à ferida, proporcionando mais conforto ao paciente e agilizando o processo de cicatrização.

Outra vantagem do produto da Coloplast é que ele tem característica translúcida, que possibilita o acompanhamento a evolução da cicatrização sem necessidade de remover o curativo.

O uso do curativo hidrocoloide é recomendado em diversos tipos de feridas, geralmente no estágio final de cicatrização de problemas como: úlceras de perna ou pressão, queimaduras superficiais, feridas pós-operatórias e abrasões na pele.

Leia também: 10 Respostas sobre Nutrição Enteral

Como usar o curativo hidrocoloide

O curativo hidrocoloide está disponível no mercado em diversos tamanhos, de acordo com a extensão de cada ferimento.

O ideal é escolher um modelo no qual o diâmetro ultrapasse a borda da ferida em, no mínimo, três centímetros.

Os produtos Comfeel são bem variados: vão desde curativos regulares quadrados, com tamanhos menores, de 5x7cm, a maiores, de 15×20 cm, até modelos como o Plus Sacral, ideais para áreas de maior dificuldade de aplicação, como calcanhares, cotovelos e joelhos, já que possuem bordas oblíquas que garantem a aderência adequada.

Depois de optar pelo modelo e tamanho corretos, basta lavar o local lesionado conforme orientação médica e aplicar o curativo.

Vale lembrar que o curativo hidrocoloide deve ser trocado em até sete dias. O período pode variar dependendo da quantidade de impurezas que são eliminadas da ferida.

Outro ponto importante a ressaltar é que este tipo de curativo não é indicado em casos de queimaduras de terceiro grau, feridas com tecido desvitalizado ou com necrose, criticamente colonizadas ou infectadas.

Quer saber mais sobre os curativos hidrocoloides da Coloplast? Clique aqui e confira todas as opções.

Ah, e se você ainda tem mais alguma dúvida sobre o assunto, deixe sua pergunta nos comentários abaixo! Se gostou do tema, compartilhe o artigo em suas redes sociais e divulgue para seus amigos. Sua opinião é extremamente importante para nós!

Leia mais: O que é e para que serve a sonda nasoenteral?

Related Posts

12 comentários para “Curativo Hidrocoloide: O que é e como usar

    1. Olá, Diego. O Comfeel pode e deve ser utilizado diretamente na lesão sem nenhum problema, visto que essa é a indicação do curativo hidrocoloide. Porém, se a ferida estiver com necrose, existem outros produtos que podem ser utilizados em conjunto do curativo Comfeel Plus. Obrigado pela mensagem!

    2. Meu tipo de lesão é úlcera dérmica de acordo com a dermatologista. E indicou lavar com soro fisiológico e aplicar o curativo hidrocoloide a cada 7 dias.

  1. Oi meu irmao tem ferida diabetica com problemas de osteomielite com pus, gostaria de saber se posso usar ou nao e por quanto tempo, ele tambem é renal

    1. Olá, Jane! O hidrocoloide é um curativo de membrana inteligente de permeabilidade seletiva, impede a entrada de água e bactérias, minimizando o risco de infecção. Ele só tem poder de absorção de baixa a média quantidade, então ressaltamos que: 1 – se for uma lesão que está saindo muito pus e infectada, o hidrocoloide não é indicado; 2 – se for para tratar diretamente está lesão por osteomielite, também não é indicado; 3 – se for apenas uma “ferida diabética” sem infecção, de baixa a média quantidade de pus, livre de infecção, pode e deve utilizar o hidrocoloide. Obrigada pela mensagem.

  2. Na casa de repouso onde trabalho há uma cliente diabética que sofreu avci e no mie no qual está comprometido devido ocorrido e a ma circulação criou-se uma escara leve. Porém foi encaminhada a uma unidade hospitalar para ser avaliada pelo vascular e não aconteceu. Com isso agora encontra-se no grau 3. Totalmente necrosado o calcaneo. Pode ser utilizado essa placa??

    1. Olá, Tamires! Tudo bem? Seria interessante saber mais sobre este caso, mas o que posso adiantar é que o hidrocoloide protegerá a pele ao redor da lesão e absorverá parte do exsudato, pois possui poder absortivo. Porém, como foi referido que a paciente está com lesão grau 3 com áreas necrosadas, o correto seria conversarmos com a profissional que fará a assistência para indicarmos outros materiais de acordo com a própria lesão. Precisamos saber se há exsudato, como está a pele ao redor da lesão, por exemplo. Temos enfermeiras que são consultoras e poderão dar esse suporte para o direcionamento das melhores opções, entraremos em contato com você, via e-mail, em breve. Obrigada pela mensagem.

  3. Olá!!
    Minha amiga é cadeirante e esta com uma escara enorme, eu posso estar enchendo essa ferida com pomada e colocando o curativo? Lembrando que a ferida não esta infecçionada e a pomada é própria para escaras.
    Se sim, por quanto tempo posso deixar esse curativo com a pomada.

    1. Olá, Ildete! Obrigado pela mensagem. O curativo de Hidrocoloide pode, sim, ser utilizado nesta lesão, mas existem alguns poréns. O Hidrocoloide tem um potencial de absorção de baixa à média quantidade, então precisa dosar a quantidade desta pomada que utilizará. Este curativo é autoadesivo, se colocar uma quantidade muito grande, pode interferir na aderência. Quanto ao período de troca deste curativo, isso é muito relativo, não dá para definir o tempo exato. Para um melhor acompanhamento da evolução de cicatrização desta ferida, pode deixar de 48 a 72 horas e remover para avaliar. Nada impede de permanecer até mais dias, porém, como se trata de escara e iniciando um curativo novo, é importante avaliar como o paciente está respondendo.

  4. Olá bom dia! Minha mãe está com uma úlcera varicosa grande ela é diabética. O angiologista indicou dersane óleo. Porém não está resolvendo nada . O curativo hidrocolóide poderá resolver?? Quanto tempo devo usar. Comecei usa lo. A ferida está saindo uma secreção com sangue. Isso é normal?

    1. Olá, Sônia! O Comfeel hicrocoloide pode sim ser usado. Ele é um curativo capaz de absorver secreção de baixa a média quantidade, indicado no tratamento de úlceras diabéticas, porém se a ferida passar a ter uma quantidade grande de secreção o Comfeel Hidrocoloide não suportará, assim como no caso da ferida ter sinal de infecção, pois o Comfeel também não tratará a “infecção”. Pode acontecer de a ferida começar a ter secreção, porém a secreção tem que ser avaliada. No caso de ter um cheiro ruim, não é normal. Coloração esverdeada ou amarelada também não é um bom sinal. É importante compartilhar com o médico qualquer piora do aspecto da lesão. Obrigado pela mensagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *