23/08/2017

Curativo Hidrocoloide: O que é e como usar

curativo hidrocoloide

Muitos pacientes com úlcera de perna, queimaduras e feridas pós-operatórias apresentam dificuldades de cicatrização. Nestes casos, o uso do curativo hidrocoloide pode ser uma ajuda extra para resolver o problema de maneira mais rápida.

Isso porque o curativo hidrocoloide é composto por partículas de carboximetilcelulose de sódio (CMC) que promovem uma alta absorção da umidade e ajudam na cicatrização das feridas de grau leve ou moderado.

Alguns produtos de tecnologia mais avançada, como o curativo hidrocoloide Comfeel Plus, da Coloplast, possui ainda uma película superior semipermeável, que permite a evaporação do exsudato, mas impede que bactérias e água entrem na ferida.

Dessa forma, quando o curativo fica em contato com o exsudato da ferida, forma-se um gel viscoso que absorve esse líquido, mas não adere à ferida, proporcionando mais conforto ao paciente e agilizando o processo de cicatrização.

Outra vantagem do produto da Coloplast é que ele tem característica translúcida, que possibilita o acompanhamento a evolução da cicatrização sem necessidade de remover o curativo.

O uso do curativo hidrocoloide é recomendado em diversos tipos de feridas, geralmente no estágio final de cicatrização de problemas como: úlceras de perna ou pressão, queimaduras superficiais, feridas pós-operatórias e abrasões na pele.

Leia também: 10 Respostas sobre Nutrição Enteral

Como usar o curativo hidrocoloide

O curativo hidrocoloide está disponível no mercado em diversos tamanhos, de acordo com a extensão de cada ferimento.

O ideal é escolher um modelo no qual o diâmetro ultrapasse a borda da ferida em, no mínimo, três centímetros.

Os produtos Comfeel são bem variados: vão desde curativos regulares quadrados, com tamanhos menores, de 5x7cm, a maiores, de 15×20 cm, até modelos como o Plus Sacral, ideais para áreas de maior dificuldade de aplicação, como calcanhares, cotovelos e joelhos, já que possuem bordas oblíquas que garantem a aderência adequada.

Depois de optar pelo modelo e tamanho corretos, basta lavar o local lesionado conforme orientação médica e aplicar o curativo.

Vale lembrar que o curativo hidrocoloide deve ser trocado em até sete dias. O período pode variar dependendo da quantidade de impurezas que são eliminadas da ferida.

Outro ponto importante a ressaltar é que este tipo de curativo não é indicado em casos de queimaduras de terceiro grau, feridas com tecido desvitalizado ou com necrose, criticamente colonizadas ou infectadas.

Quer saber mais sobre os curativos hidrocoloides da Coloplast? Clique aqui e confira todas as opções.

Ah, e se você ainda tem mais alguma dúvida sobre o assunto, deixe sua pergunta nos comentários abaixo! Se gostou do tema, compartilhe o artigo em suas redes sociais e divulgue para seus amigos. Sua opinião é extremamente importante para nós!

Leia mais: O que é e para que serve a sonda nasoenteral?

Related Posts

89 comentários para “Curativo Hidrocoloide: O que é e como usar

    1. Olá, Diego. O Comfeel pode e deve ser utilizado diretamente na lesão sem nenhum problema, visto que essa é a indicação do curativo hidrocoloide. Porém, se a ferida estiver com necrose, existem outros produtos que podem ser utilizados em conjunto do curativo Comfeel Plus. Obrigado pela mensagem!

    2. Meu tipo de lesão é úlcera dérmica de acordo com a dermatologista. E indicou lavar com soro fisiológico e aplicar o curativo hidrocoloide a cada 7 dias.

  1. Oi meu irmao tem ferida diabetica com problemas de osteomielite com pus, gostaria de saber se posso usar ou nao e por quanto tempo, ele tambem é renal

    1. Olá, Jane! O hidrocoloide é um curativo de membrana inteligente de permeabilidade seletiva, impede a entrada de água e bactérias, minimizando o risco de infecção. Ele só tem poder de absorção de baixa a média quantidade, então ressaltamos que: 1 – se for uma lesão que está saindo muito pus e infectada, o hidrocoloide não é indicado; 2 – se for para tratar diretamente está lesão por osteomielite, também não é indicado; 3 – se for apenas uma “ferida diabética” sem infecção, de baixa a média quantidade de pus, livre de infecção, pode e deve utilizar o hidrocoloide. Obrigada pela mensagem.

  2. Na casa de repouso onde trabalho há uma cliente diabética que sofreu avci e no mie no qual está comprometido devido ocorrido e a ma circulação criou-se uma escara leve. Porém foi encaminhada a uma unidade hospitalar para ser avaliada pelo vascular e não aconteceu. Com isso agora encontra-se no grau 3. Totalmente necrosado o calcaneo. Pode ser utilizado essa placa??

    1. Olá, Tamires! Tudo bem? Seria interessante saber mais sobre este caso, mas o que posso adiantar é que o hidrocoloide protegerá a pele ao redor da lesão e absorverá parte do exsudato, pois possui poder absortivo. Porém, como foi referido que a paciente está com lesão grau 3 com áreas necrosadas, o correto seria conversarmos com a profissional que fará a assistência para indicarmos outros materiais de acordo com a própria lesão. Precisamos saber se há exsudato, como está a pele ao redor da lesão, por exemplo. Temos enfermeiras que são consultoras e poderão dar esse suporte para o direcionamento das melhores opções, entraremos em contato com você, via e-mail, em breve. Obrigada pela mensagem.

  3. Olá!!
    Minha amiga é cadeirante e esta com uma escara enorme, eu posso estar enchendo essa ferida com pomada e colocando o curativo? Lembrando que a ferida não esta infecçionada e a pomada é própria para escaras.
    Se sim, por quanto tempo posso deixar esse curativo com a pomada.

    1. Olá, Ildete! Obrigado pela mensagem. O curativo de Hidrocoloide pode, sim, ser utilizado nesta lesão, mas existem alguns poréns. O Hidrocoloide tem um potencial de absorção de baixa à média quantidade, então precisa dosar a quantidade desta pomada que utilizará. Este curativo é autoadesivo, se colocar uma quantidade muito grande, pode interferir na aderência. Quanto ao período de troca deste curativo, isso é muito relativo, não dá para definir o tempo exato. Para um melhor acompanhamento da evolução de cicatrização desta ferida, pode deixar de 48 a 72 horas e remover para avaliar. Nada impede de permanecer até mais dias, porém, como se trata de escara e iniciando um curativo novo, é importante avaliar como o paciente está respondendo.

  4. Olá bom dia! Minha mãe está com uma úlcera varicosa grande ela é diabética. O angiologista indicou dersane óleo. Porém não está resolvendo nada . O curativo hidrocolóide poderá resolver?? Quanto tempo devo usar. Comecei usa lo. A ferida está saindo uma secreção com sangue. Isso é normal?

    1. Olá, Sônia! O Comfeel hicrocoloide pode sim ser usado. Ele é um curativo capaz de absorver secreção de baixa a média quantidade, indicado no tratamento de úlceras diabéticas, porém se a ferida passar a ter uma quantidade grande de secreção o Comfeel Hidrocoloide não suportará, assim como no caso da ferida ter sinal de infecção, pois o Comfeel também não tratará a “infecção”. Pode acontecer de a ferida começar a ter secreção, porém a secreção tem que ser avaliada. No caso de ter um cheiro ruim, não é normal. Coloração esverdeada ou amarelada também não é um bom sinal. É importante compartilhar com o médico qualquer piora do aspecto da lesão. Obrigado pela mensagem.

  5. Olá meu pai é Sequelado de Avci. Se alimenta pós gastronomia e abriu uma fistula na sacra. Não tem exudato. Tem aproximadamente 0,5 cm de diâmetro. Qual o curativo mais indicado? Estou usando o hidrocoloide Plus. Tenho foto mas, não sei como anexar.

    1. Olá, Simone! Se está com lesão sem exsudato, o ideal é manter o Hidrocolóide. Para melhor conforto e recuperação do paciente, sugiro Confeel aliviador de pressão. Qualquer dúvida, estamos à disposição. Obrigado pela mensagem!

  6. Tenho uma rachadura em volta de um calo no calcanhar causada pelo uso do Verrux. Essa rachadura coça demais e depois que coço dói e sangra. Já tive erisrpa causada por esse ferimento. Estou usando um calçado próprio que não me deixa pisar com o calcanhar e também usando o hidrocoloide já fazem uma semana. É o curativo mais indicado pro meu caso! Já tratei com muitos podólogos r nenhum deu jeito?

    1. Olá, Isabel! Você pode utilizar o produto Atractain. Sua utilização pode ser durante a noite, para ação mais eficaz devido ao período prolongado de repouso. Durante o dia, para proteção local, você pode optar pelo Comfeel Plus Transparente ou até pelo Biatain Espuma. Esperamos ter ajudado!

    1. Olá,Paula! Você pode utilizar, mas para este caso o mais indicado seria o Biatain Silicone. Entretanto, pode ser inviável devido à extensão da ferida operatória, pois., normalmente, são usadas em incisões laparoscópicas (muito pequenas). Esperamos ter ajudado! Obrigada!

    1. Olá, Gerusa. É necessário proteção, sim. Para evitar que molhe, você pode utilizar filme transparente de cozinha ou qualquer outra cobertura de plástico. O correto é proteger sempre.

  7. Boa Tarde sou Charllynne
    Tudo bem?
    Minha Avó teve um avc, ela se encontra debilitada em uma cama, se alimenta por sonda, não fala mais e o lado direito do corpo esta paralisado e agora saiu uma ferida o medico disse que é uma ulcera, qual é o mais indicado para ela?

    1. Olá, Charllynne! Tudo bem? É necessário avaliar sua questão com mais calma, para que possamos dar a melhor recomendação. Por favor, se for possível, entre em contato com nossa enfermeira Euriane Santos pelo e-mail euriane.santos@nutriport.com.br ou pelo telefone (11) 97667-7879. Estaremos de prontidão para atendê-la.

    1. Sim, Lucinete! Sem dúvidas, a melhor forma de prevenir lesão é a placa de hidrocolóide que, além de proteger a pele, também trata as possíveis fissuras cutâneas. Junto a ele, podemos associar também o Creme Barreira (Comfeel Creme Barreira) para levar uma hidratação adequada para pele do idoso, que já é ressecada. O Comfeel Creme Barreira pode ser usado uma vez ao dia, após o banho, nas regiões ósseas, como clavícula, coluna, calcâneo, região sacra e também no local de fralda para evitar dermatite (assaduras). Esperamos ter ajudado!

  8. Estou utilizando, meus pontos abriram após cirurgia de redução de mama. Ja fazem 4 dias utilizando e já está com aspecto sanguinolento, bem vermelho e superficial. Quanto tempo pode demorar até cicatrizar completamente? A ferida possui mais ou menos 10×5 de tamanho e está superficial.

  9. Minha paciente esta com uma pequena lesão do lado direito da couxa. Vermelho e enxada não esta com ferida posso colocar hidrocoloide .
    Sim ou não

    1. Olá, tudo bem? Pode sim e deve usar sempre placas de Hidrocoloide para prevenção de possíveis lesões maiores na coxa da sua paciente. Você pode também utilizar o Comfeel Creme Barreira para hidratação profunda dessa pele, nas regiões das costas, pernas etc.

  10. Olá, minha sogra está com uma escara no cocix que não fecha, tentamos o curativo hidrocoloide e só ficou um dia, está com aquela aparência esbranquiçada. Pode ser por causa da urina que acaba subindo até o cocix? Ela usa fralda.

    1. Bom dia,

      Nesse caso precisamos ver a ferida, o hidrocolóide não seria a melhor conduta, eu creio que essa parte branca no leito da lesão seja esfacelos ou necrose líquida. Preciso de detalhes para uma indicação precisa da cobertura.

      Att,
      Euriane Santos
      Consultora Técnica
      Cel:(11)97667-7879

  11. Boa noite, minha mãe tem 74 anos e está com úlcera varicosas no tornozelo e em cima dos dois pés. Ela pode usar esse curativo adesivo, e o que usar para hidratar as laterais, pois ela reclama de muita coceira? Ela faz curativo todos os dias com soro.

    1. Bom dia,

      Nesse caso precisamos ver qual grau de lesão para indicarmos o curativo correto, porém se for uma lesão pouco secretiva pode usar o hidrocolóide direto na lesão, antes de aplicar lavar com soro, secar bem e colocar a placa de Hidrocóloide e não deve ser retirada no outro dia, pode deixar até 5 dias na ferida. Na pele seca é indicado o uso de Comfeel creme barreira.

      Att,
      Euriane Santos
      Consultora Técnica
      Cel:(11)97667-7879

  12. Boa noite, uso hidrocoloide na úlcera de pressão grau I , II no trocante direito, tenho muita dificuldade para retirar. Como faço para descolar sem machucar???
    Grata

    1. Bom dia,

      Essa dificuldade pode ser pelo tempo que o mesmo está aderido, quando tentamos tirar antes do tempo pode causar esse desconforto, indicamos tempo de uso de 5 dias. Mas podemos usar o Comfeel limpador de pele para ajudar na remoção não só de hidrocolóide como de qualquer adesivo.

      Att,
      Euriane Santos
      Consultora Técnica
      Cel:(11)97667-7879

    1. Bom dia,
      Não devem ser utilizados juntos, o iruxol serve para lesões com necrose!
      Dependendo do tipo da lesão o hidrocolóide será suficiente.

      Att,
      Euriane Santos
      Consultora Técnica
      Cel:(11)97667-7879

  13. bom dia meu pai e cadeirante tem avc,tem arterosclerose em maioria das arterias,tem uma perninha amputada a outra perna que tem avc a pele muito fina ele esta 2 feridas nao ta havendo cincatrização ta fazendo o uso da verutex pomada
    gostaria de saber se ele pode usar esse curativo permanente

    1. Bom dia,
      Para sabermos a indicação do hidrocoloide precisamos saber as característica da lesão como por exemplo se tem secreção, a quantidade, dimensão da ferida e odor fetido. Se esta demorando a cicatrizar precisamos rever o curativo de uso atual. O hidrocoloide será interessante o uso se a ferida não tiver muita secreção e nem um sinal de infecção, caso contrário vamos indicar um produto mais efetivo.

      Fico à disposição.

  14. olá vou fazer uma cirurgia na coxa para retirada de placa posso usar na operação tenho tendência a quelóide e gostaria de evitar isso já que já tem uma cirurgia nesse local e o corte vai ser no mesmo local novamente

    1. Bom dia,
      Pode usar sim placa de hidrocoloide na ferida operatória, principalmente se não tiver secretando, porém se estiver com secreção podemos mudar o tipo da cobertura( curativo).

      Att,

  15. Bom dia!
    Minha mãe tem uma úlcera varicosa na perna, está quase cicatrizada, e está fazendo bota de una, porém já faz mais de um ano,e ainda não cicatrizou, tem que pedir indicação do médico ou pode comprar na farmácia,e tem q ficar indo no posto fazer curativo?

    1. Bom dia,
      Você pode usar o hidrocoloide sem prescrição médica e a compra será mais viavél comprar da Nutriport, pois nós ja revendemos para a farmácia e casa cirurgica.
      Se a ulcera da sua mãe não tiver secreção estiver com tecido de granulação (vermelhinho), você pode sim usar a placa de hidrocoloide mesmo ela fazendo uso de bota de una e se possivel hidratar bem essa pele com comfell creme barreira, para previnir lesões futura. Caso tenha secreção vamos indicar outro curativo.

      Fico à disposição

      Att,

  16. Olá boa tarde, meu marido fez uma cirurgia no tornozelo via artroscopia, infelizmente pegou uma bactéria (psedomonas) precisou abrir a cirurgia 3vezes e tomou todas as medicações (cipro) venal e oral porém ainda não fechou totalmente o ferimento está com uns 2cm aproximadamente, formou fibrina, já debridou e agora estamos esperando fechar será correto o uso de curativos de hidrocoloide?

    1. Olá,

      É correto sim, se a lesão não têm sinal de infecção pode colocar para finalizar a cicatrização.

      Att,
      Euriane Santos
      Consultora Técnica
      Cel:(11)97667-7879

  17. Ola gostaria de saber se depois do procedimento com dermaroller tipo abrasão. posso usar hidrocoloide ;pois o objetivo do tratamento sera para melhorar aparência de cicatriz antiga ,se o hidrocoloide pode ajudar a pele cicatrizar uma pele mais uniforme.

    1. Bom dia,
      Pode sim, e de preferencia o comfeel plus pois o mesmo tem alginato na composição caso tenha sangramento leve ele irá fazer a hemostasia, melhorando o aspecto da lesão e agilizando o processo cicatricial.

      Att,

  18. Minha gatinha fez uma cirurgia cesariana e levou 6 pontos, ela arrancou 5 pontos… Posso usar o curativo hidrocoloide para manter a ferida fechada e protegida do filhote que mama e acaba passando a patinha em cima??… A ferida tem pouco secreção e não fede, está um pouco inflamada pq ela arrancou com a boca os pontos.

  19. Boa noite minha mãe é cadeirante é está com o osso das costas que fica no Cóccix e está estudando e está querendo ferir este curativo e bom para isto ?

    1. Bom dia!

      Para proteção de proeminências ósseas o hidrocolóide é perfeito! Até para pequenas lesões com pouco exsudato, pode-se utilizar o hidrocolóide.

      Att

  20. olá pode esse curativo hidrocolood pode ser usados em pós operatórios ainda com pontos retirei uma placa do fêmur e a cicatriz está com queloid queria saber se poderia usa_lo .

    1. Bom dia!

      O curativo hidrocolóide pode ser utilizado para proteção da área lesionada sem causar nenhum malefício. Oferecerá, além de proteção, manutenção do meio úmido favorecendo a cicatrização se estiver com alguma lesão aberta.

      Att,

  21. Ola meu esposo deu uma bolha e eu estourei e retirei a pele e agora tem un pequeno sangramento e esta avermelhaddo posso usar hidrocoloide?

    1. Bom dia,

      Como após a retirada da pele da bolha existe uma pequena secreção (exsudato), o mais ideal seria a utilização do Biatain Silicone. Dessa maneira a cobertura protegeria a região, bem como absorveria a secreção existente.

      Um abraço!

    1. Bom dia,

      Para úlceras varicosas podemos indicar 3 opções de curativos e para verificar a melhor opção, dependerá do exsudato (secreção) que tem na lesão. Todos podem ser aderidos diretamente na lesão, sendo assim temos como possibilidades:
      • o hidrocolóide para lesões mais secas, com pouca secreção, onde se espera proteger a região até a completa cicatrização;
      • o Biatain Silicone que promove uma alta absorção com ajuste seguro e delicado, ótimo para peles mais sensíveis, pois a adesividade é mais delicada do que o hidrocolóide;
      • o Biatain Ibu (espuma de poliuretano) com Ibuprofeno, indicado para absorver a secreção e liberar Ibuprofeno para alívio de dor local. A quantidade dispensada é pequena e independe de prescrição médica. Como essa cobertura não é adesiva, após coloca-la em contato com a lesão, deve-se enfaixar a área para fixar o curativo.

      Att,

  22. Bom dia! Minha mãe está com ulcera por pressão nos calcãneos,um deles está com necrose resistente mesmo tratando con debrigel, o outro apresentou uma melhora , mas os esfacelos aumentaram. Por favor o que me indicam nos dois casos?
    Desde já agradeço!

    1. Bom dia,

      Para a lesão que está com tecido necrosado, indico a utilização de Purilon (Hidrogel). Ele fará o desbridamento com proteção adequada ao tecido granulado, bem como borda da lesão, já que o Purilon é coeso e não se espalha com facilidade. Para essa mesma região, caso esteja com pouco exsudato (secreção), cubra com curativo hidrocolóide.
      Para o outro, como refere que os esfacelos aumentaram, o ideal seria um desbridamento com absorção associada, ou seja a utilização do Biatain Alginato. Temos a opção sem prata (Biatain Alginato) e a opção com prata (Biatain Alginato AG). A Prata é utilizada para áreas com infecção. Para verificar se há infecção no local, nota-se, odor (podre), secreção amarela e/ou esverdeada, secreção espessa, etc. Se tiver com sinal de infecção, indicamos a utilização de prata. O Biatain Alginato é uma hidrofibra que ao absorver o exsudato (secreção) forma um gel que mantém o meio úmido e propicia a cicatrização. Para cobrir a região, pode-se utilizar qualquer cobertura secundária como um hidrocolóide ou um silicone.

      Att,

    1. Bom dia!
      Para assaduras indicamos um creme com auto poder hidratante como o Comfeel Creme Barreira. Ele manterá a umidade adequada para proteger a pele que ainda não foi lesionada e tratará a pele que com lesão.
      Att,

    1. Bom dia!
      O Hidrocolóide é adesivo e vem com 2 plásticos protetores. Deve-se retirar apenas um deles e posicionar a cobertura de hidrocolóide na área pretendida. Depois retira-se a outra proteção plástica, finalizando o posicionamento do curativo.
      O hidrocolóide pode ser fixado em áreas secas ou úmidas. O objetivo do curativo é manter a região com umidade controlada propiciando melhor cicatrização.

  23. Olá, minha mãe está acamada há 60 dias, sem possibilidade de mudança de decúbito, e há uns 10 dias escaras começaram a aparecer. As feridas surgiram na região lombo sacra e nadegas. Posso aplicar o curativo nesta região mesmo sem que ela se mova? Devo aplicar alguma pomada sob ele? Qual seria a indicação?
    Obrigada.

    1. Bom dia,

      A mudança de decúbito é essencial para que não se formem lesões e as que estão presentes cicatrizem. Hidratação da pele e boa nutrição também são pontos importantes. Quanto à cobertura, se a área está com pouco exsudato (líquido que sai da lesão), o hidrocolóide é uma opção, porém, o mesmo pode ser utilizado sozinho apenas se a lesão estiver plana. Se estiver em depressão, antes de colocar o hidrocolóide, indicamos a espuma (Biatain) e, se tiver com muito exsudato, o Biatain Alginato.
      Se a lesão estiver com partes pretas, secas, deve-se utilizar o Purilon até que esse tecido morto saia.
      Em volta da área com lesão aberta, deve-se utilizar o Comfeel Creme Barreira. A aplicação deve ser feita em camada fina, diferentemente de pomadas.

      Caso queira mais esclarecimentos informe nos o número de telefone celular para termos um acompanhamento ou entre em contato com o seguinte e-mail: sandrinni.camillo@nutriport.com.br

      Estamos à disposição!

  24. Após abdominoplastia, meu umbigo teve sutura. Está totalmente aberto. Já tratei com pomadas e não adiantou. Comecei hoje o tratamento com alginato curativo. Qual a média do tempo para cicatrização?

    1. Bom dia,

      Pelo relato, os pontos se abriram e houve uma deiscência cirúrgica. A indicação de Biatain Alginato se deu para absorção de exsudato provavelmente, e, o que ele faz, é manter o ambiente (lesão) favorável para a cicatrização. Não tem como sabermos o tempo, pois depende do tamanho e profundidade e das condições físicas de boa alimentação e hidratação do paciente.

      Um abraço,

  25. Boa tarde, meu marido está com uma coceira na nadega, na qual formou uma pequena ferida, já foi ao médico e ele passou pomadas e sabonetes, mais de Nada adiantou, hoje comecei à usar o Hidrocoloide, será que vai ser bom?? E na hora do banho como vou cobrir para não molhar?

    1. Bom dia,

      O hidrocoloide é excelente para proteção de pequenas lesões e pode ser utilizado sem nenhuma cobertura adicional pois é impermeável na parte externa. Apenas devemos tomar cuidado em banho de imersão. Como a borda do nosso curativo é biselada, mais fina, ele favorece a adesividade e não se descolará facilmente.

      Um abraço,

  26. Olá, fiz uma abdomenoplastia e estou cm dificuldade na cicatrização, o medico me indicou o hidrogel curativo e o gel pra passar no umbigo. Gostaria de saber se pode molhar o curativo? Estou fazendo o uso dele e notei que abriu mais. Qual seria o melhor o curativo ou o gel?

    1. Boa tarde,

      O Curativo Hidrocolóide é indicado em incisões cirúrgicas e, no seu caso, para permitir visualização, o melhor seria o Comfeel Plus transparente. Para regiões secas com necrose, utilizamos o Hidrogel Purilon para conferir umidade controlada.
      Atenção na troca do hidrocolóide para que, na retirada do mesmo, a pele não lesione. Ele precisa ser retirado puxando-o horizontalmente sem que repuxe a pele.

      Att Nutriport,

  27. Boa noite !! minha avó,por conta de uma cirurgia no fêmur,apresenta muitas dificuldades para se locomover precisa de auxílio,por ficar muito tempo sobre a cama,apareceu um úlcera por pressão na região lombar, é um úlcera pequena,porém era feito um caroço com a ferida no meio,comecei a utilizar o hidrocoloide e no terceiro dia de utilização ao retirar o hidrocoloide estava com uma secreção amarelada parecido com um pus e um cheiro bem ruim,porém o caroço diminuiu,mas agora me parece que vai abrir a ferida ao lado da ferida atual,devo manter o hidrocoloide ou melhor suspender ?

    1. Boa tarde,

      Como a lesão relatada está com odor ruim, com secreção amarelada, provavelmente, a lesão está com infecção e indicaríamos a utilização do Biatain Alginato AG (cobertura de hidro fibra com prata), utilizada para combater as bactérias presentes no local. A cobertura pode ser utilizada cobrindo ou preenchendo o espaço da lesão caso ela seja profunda. A troca deve acontecer em até 7 dias, sendo que a mesma deverá ser feita quando o curativo tiver saturado (as fibras estiverem umedecidas ao ponto de não absorverem mais nada do exsudato – secreção). O Biatain Alginato AG não é colante e além desse precisa-se de uma cobertura secundária que será o hidrocolóide.
      Além da utilização dos curativos, deve-se sempre lembrar que o paciente deve estar muito bem hidratado e nutrido para que o processo de cicatrização ocorra. A mudança de decúbito (posição) é essencial e se faz necessária a cada 30 minutos, pelo menos. Isso evita com que novas lesões se abram.

      Att Nutriport,

    1. Boa tarde,

      O hidrocolóide é indicado para prevenção e tratamento de lesões em qualquer região do corpo. Caso a lesão tenha grande quantidade de secreção, temos outras coberturas com maior poder absortivo. Caso a úlcera esteja com regiões necrosadas (duras e escuras como cascas de feridas), antes de cobrir com o hidrocolóide, é ideal a utilização do Purilon, hidrogel que oferecerá a unidade necessária para o processo de cicatrização evoluir. A cobertura de hidrocolóide pode ficar na região por até 7 dias.

      Att Nutriport,

  28. Boa tarde ,achei sensacional todas as explicações .Minha mãe está com úlcera varicosa na perna direita do joelho pra baixo tem três feridas pequena não tem secreção não tem mal cheiro só que está amareladas mais ela fala que dói muito e arder o que eu possa tá usando, para a dor e o queimou da perna e para cicatrização.

    1. Boa tarde,

      Temos uma cobertura com Ibuprofeno que é indicada para alívio de dor local. Ela é uma espuma não adesiva e para que a mesma fique fixada, é necessário colocar a espuma (ver as opções de tamanho que contemplem a área e cobrir com atadura assim a pele ficará protegida e não lesionará em outros pontos. O nome do curativo é Biatain Ibu.

      Att,
      Nutriport.

    1. Bom dia,

      Inicialmente obrigada pelo contato! O hidrocolóide pode ser utilizado nas escoriações e fará a proteção da área, bem como tornará o meio adequado para a cicatrização mais eficiente. Quanto ao Hidrogel, o mesmo é indicado quando existe tecido morto, pois o mesmo fará um desbridamento e ajudará na renovação celular. Vai conferir umidade quando a lesão está ressecada. Provavelmente, na escoriação referida não será necessário o uso de Hidrogel. Uma melhor avaliação deverá ser feita visualizando a área lesionada para que a prescrição da terapia de curativos seja mais assertiva.

      Para qualquer dúvida estamos a disposição!
      Um abraço,

  29. olá, minha mãe sofreu um avc e encontra-se acamada há uns 25 dias… desenvolveu uma úlcera em região sacral… apresenta-se com tecido de granulação ao centro e tecido escuro desvitalizado ao redor… mas não apresenta odor…
    posso utilizar a placa de hidrocoloide pra tratar e evitar a progressão da escara??

    1. Boa tarde,

      Inicialmente gostaria de agradecer por entrar em contato com a empresa Nutriport.

      Como existe uma área necrosada, a mesma precisa ser desbridada. Antes de aplicar o hidrocolóide, aplicar Purilon (Hidrogel) em pequena quantidade e depois cobrir com o hidrocolóide. Abrir após 3 dias e fazer a higienização da área, com soro fisiológico. Se ainda tiver áreas necrosadas, reaplicar Purilon e Hidrogel e acompanhar a cada 3 dias. Se tiver pouco exsudato (secreção) permanecer com o hidrocolóide até finalizar a cicatrização. Porém se tiver maior quantidade de secreção temos a linha Biatain Espuma e Alginato para dar continuidade ao tratamento.

      Qualquer dúvida estamos a disposição!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *