28/11/2017

Como administrar a dieta enteral em pó?

dieta enteral em pó

Nem sempre é fácil administrar uma dieta enteral em pó quando se tem um paciente em casa. Cuidadores e familiares que precisam preparar a nutrição enteral industrializada geralmente têm dúvidas de como fazer o procedimento de forma correta. Neste artigo, vamos dar algumas orientações sobre o assunto.

Antes de mais nada, convém explicar que a dieta enteral é aquela utilizada por pessoas que não conseguem se alimentar por via oral ou precisam complementar a ingestão de nutrientes por motivo de alguma doença, desnutrição ou outra indicação médica.

dois tipos de nutrição enteral industrializada: a dieta líquida, que já vem pronta para o consumo, e a dieta enteral em pó, que precisa ser diluída em água antes de ser oferecida ao paciente.

VEJA TAMBÉM: 10 Respostas sobre Nutrição Enteral

Ambas as dietas, sejam em pó ou líquidas, contêm os mesmos nutrientes que o paciente obteria pelo consumo dos alimentos, como carboidratos, vitaminas, proteínas, gorduras, minerais e até água. Porém, existem tipos de nutrição diferentes, com produtos específicos para atender às necessidades específicas de cada um, dependendo da condição médica e estado nutricional.

Há dietas com mais calorias, outras possuem mais proteínas e gorduras, outras têm mais fibras, e assim por diante. O importante é sempre manter a diluição indicada pela sua nutricionista quando a dieta for em pó. Deste modo, o paciente receberá os nutrientes necessários para manutenção ou recuperação do seu estado nutricional.

Como preparar a dieta enteral em pó

No caso específico da dieta enteral em pó, é imprescindível que o cuidador ou familiar tome alguns cuidados para administrar o produto em casa. Veja mais algumas dicas aqui.

O primeiro passo é, sem dúvida, a preocupação com a higienização dos materiais. É fundamental lavar bem todos os objetos utilizados na administração da dieta, tais como frascos plásticos, colheres e vasilhas, lavar com detergente neutro e enxaguar bem preferencialmente com água quente, e se possível esterilizar com álcool.

Como a dieta é em pó, ela precisa ser diluída conforme recomendação da nutricionista, é importante utilizar somente água filtrada e fervida.

Depois da fervura, espere até que a água fique morna para adicionar o pó. Mexa bem, de modo a tornar a mistura homogênea. Se necessário, adicione mais água até atingir o volume desejado.

Transfira o líquido para o frasco plástico na quantidade adequada e conecte-o ao equipo. Não se esqueça de fechar a pinça de rolete antes de fazer a conexão.

Mantenha o frasco no suporte localizado acima da cabeça do paciente. Abra a pinça de rolete do equipo, de maneira que não sobre ar e a dieta preencha todo o equipo.

Feche a pinça novamente e conecte o equipo à sonda do paciente. Assim, abra a pinça do rolete do equipo e deixe que o gotejamento ocorra de forma mais devagar, seguindo as prescrições médicas.

Pronto! Terminando a administração da dieta enteral em pó, desconecte o equipo do frasco.

Você deverá usar uma seringa sem agulha de 20 ml nova, para lavar a sonda após o uso da dieta. Aspire 20ml de água filtrada e administre na sonda, eliminando os resíduos restantes limpando-a. Sempre realize este procedimento sempre ao término da dieta.

Após conecte um frasco com água (fervida e resfriada) para hidratação, conforme orientação do médico ou nutricionista.

É importante também não misturar medicamentos junto à dieta enteral. Se for necessário dar os dois no mesmo horário, coloque um de cada vez e após o medicamento lave a seringa com água filtrada.

Descarte dos materiais

Também é importante orientar que a cada administração um frasco plástico novo deve ser utilizado, de maneira a descartar imediatamente após o uso.

Em casos de saída acidental ou entupimento da sonda, não tente recolocá-la sozinho. Procure o serviço médico.

Por fim, existem muitas opções de dieta enteral em pó, sendo cada uma para um tratamento ou indicação específica. A Nutriport conta com uma extensa linha de nutrição enteral para atender às mais variadas necessidades. Visite aqui nossa loja virtual e saiba mais!

 

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *