22/02/2018

Câncer de laringe e sonda nasoenteral: entenda os principais cuidados

câncer da laringe

As pessoas que estão em tratamento de câncer de laringe podem apresentar dificuldades na hora de se alimentar. Em casos mais críticos, quando a nutrição oral é impossibilitada, especialistas optam pelo uso de uma sonda nasoenteral.

Também conhecida como SNE, a sonda nasoenteral leva a dieta enteral e suplementos alimentares para o trato digestório do paciente. Dessa maneira, a deficiência de nutrientes e perda excessiva de peso é evitada.

Nos casos de câncer de laringe, geralmente a parte da alimentação é afetada, pois esse importante órgão fica localizado no nosso pescoço e é responsável por uma série de funções, entre elas a deglutição.

Por isso, a dieta administrada por sonda nasoenteral permite que a pessoa em tratamento receba os nutrientes adequados e, assim, fique mais resistente a possíveis infecções que surgem devido à baixa imunidade causada pelos medicamentos.

Como funciona a sonda nasoenteral

A sonda nasoenteral é um tubo flexível, de fino calibre, que é introduzido pelo nariz e chega até o estômago, duodeno ou jejuno. Por ela é ministrada uma dieta líquida ou em pó diluída para quem está impossibilitado de ingerir alimentos pela boca, o que é muito comum em pacientes com câncer de laringe.

Feito de polivinil, o tubo possui marcas numéricas em sua extensão, comprimento que varia de 50 a 150 cm e diâmetro médio de 1,6 mm (interno) e de 4 mm (externo).

Somente um médico ou enfermeiro pode fazer a colocação da sonda nasoenteral. Seu posicionamento correto é verificado por meio de um exame de auscuta com estetoscópio, aspiração de conteúdo gástrico ou raio-x.

Cuidados com a sonda nasoenteral

Para que a sonda possa funcionar corretamente, tanto o paciente quanto os cuidadores precisam se atentar para algumas orientações importantes.

Manuseio: momentos como banho, sono e mudança de posição no leito precisam ser monitorados para que o tubo não saia do lugar, prejudicando a alimentação do paciente.

Limpeza: por ser muito fina, a sonda pode entupir. Para evitar esse problema, é necessário fazer a devida assepsia com aplicação de 40ml de água após cada utilização. Além de manter o tubo higienizado, a água impede que a alimentação endureça dentro da sonda, obrigando o paciente a trocar o material.

Alimentação: a nutrição enteral precisa ser ministrada em ritmo correto, de forma a evitar diarreias ou náuseas. Por isso, é importante que a pessoa responsável pelo paciente siga à risca as instruções da nutricionista ou médico.

Manutenção: caso a sonda apresente algum problema como rachaduras, furos ou entupimentos, procure ajuda médica imediatamente. Uma ação sem a devida orientação pode comprometer a saúde do paciente e a eficiência do tratamento.

Nutrição enteral para pacientes com câncer de laringe

Não somente o modo correto de administrar a nutrição é importante como também o tipo de dieta oferecida. Pacientes em tratamento de câncer de laringe têm necessidades nutricionais específicas, que são supridas com produtos de alta qualidade e boa procedência.

nutrison soya multi fiberEntre as opções recomendadas para pacientes com câncer de laringe está o Nutrison Soya Multi Fiber. Vendido em latas de 800g, no sabor baunilha, a nutrição enteral é encontrada com densidade energética normocalórica e hipercalórica (1,0kcal/ml a 1,5Kcal/ml), normoproteica e normolipídica, com fibras e hipossódico.

O Nutrison Soya Multi Fiber não contém glúten e nem sacarose, além de ser isento de lactose.

nutrison protein plus energyOutra nutrição enteral muito indicada para pacientes com câncer de laringe é a Nutrison Protein Plus Energy. Esse alimento nutricionalmente balanceado e com alta densidade proteica e calórica é especialmente formulado para pessoas em alto estresse metabólico, com necessidade calórico-proteica aumentada e intolerantes a fibras e altos volumes.

Enriquecido com mix de carotenóides e sem sabor, o pack de um litro traz a mistura de quatro proteínas de alto valor biológico – e a nova mistura de lipídios, fornecendo ácidos graxos w3 – DHA e EPA.

Além do Nutrison Soya e Nutrison Protein, a Nutriport oferece uma linha completa para nutrição enteral há 17 anos. Confira nossas ofertas na loja virtual.

Se você gostou do conteúdo, compartilhe nosso artigo nas redes sociais ou deixe aqui o seu comentário. Sua opinião é sempre muito bem-vinda!

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *